5 Estratégias de Link Building que Funcionam

Um dos pontos mais importantes para posicionar bem um site no Google é ter links de qualidade apontando para ele. Claro que esse fator isolado não vai garantir o sucesso do seu site, mas eu asseguro que é um ponto muito forte na hora de ranquear um site nos buscadores e gerar tráfego.

Em contraponto, eu percebo que as pessoas têm muitas dificuldades em encontrar lugares para deixarem seus links e isso atrapalha qualquer projeto de SEO. Como essa é uma dificuldade de muitas pessoas eu resolvi compartilhar 5 estratégias de link building que funcionam e que eu aplico nos meus projetos e nos dos meus clientes.

1. Comentários em blogs

Talvez seja a forma mais conhecida e jurássica de conseguir backlinks. Essa estratégia serve para três finalidades, conseguir alguma relevância, diversificar texto âncora e até conseguir tráfego e eu vou explicar cada uma delas:

  • Relevância: Por mais que muitos afirmem que links em comentários não influencie, eu acredito que há controvérsias. Pelo que vi em alguns testes, links nofollow (que teoricamente não passam relevância) ajudam de certa forma na estratégia de link building. Isso por si só não vai posicionar bem o seu site. Lembre-se que SEO é um conjunto de estratégias e ações. Veja o exemplo abaixo:

link building seo

Nesse caso, veja que as pessoas comentaram com palavras-chave ao invés dos seus nomes, o que pode ajudar ainda mais na estratégia de backlinks, mas muito cuidado com o exagero. É isso que vamos falar no próximo ponto.

  • Diversificação do texto âncora: Para quem ainda não sabe, o texto âncora é uma palavra ou frase com um link dentro. A ideia é diversificar o texto âncora com palavras-chave diferentes para que o Google não veja como spam. Em comentários, o comum é que se use o próprio nome, mas em alguns casos as pessoas usam palavras-chave que querem posicionar, como mostrado na imagem acima.
  • Tráfego: Com comentários em blogs você pode atrair os visitantes para o seu site. Se o seu comentário agrega algum valor à discussão as pessoas vão ficar curiosas para saber mais sobre você e acessar o seu site ou blog.

Em alguns casos você não conseguirá colocar links nos comentários, pois alguns blogs usam ferramentas de comentários como o Disqus que não tem campo para colocar o seu site.

Mas aí, como deixar comentários que sejam aprovados?

  • Faça perguntas. Quando você faz perguntas, você tem grandes chances de aprovação, uma vez que você está interessado pelo tema e a sua dúvida precisa ser respondida.
  • Responda. Responder perguntas é outra forma de atrair tráfego pro seu site e ainda conseguir uma relevância, principalmente se o link for dofollow.
  • Elogie. Todo mundo gosta de ser elogiado. Claro que apenas um “Ótimo post” (eu recebo muitos assim) vai parecer spam, então faça do jeito certo. Elogie dentro de um comentário pertinente.

2. Guest Post

Esse talvez seja um dos meios mais difíceis de conseguir links, mas ao mesmo tempo é uma estratégia muito poderosa. Guest post é um post de um convidado, ou seja, você será convidado para escrever para um blog e lá você colocará um link para o seu site.

O problema é encontrar blogs que permitem esse tipo de post e que sejam relacionados à sua área. Para facilitar o serviço você pode usar o comando intext: + sua palavra-chave:

como conseguir links

Esse “código” faz parte dos operadores avançados do Google que você pode conferir neste link. Dessa forma você consegue encontrar sites que aceitam posts de outras pessoas e que sejam relacionados ao seu negócio.

Você pode usar intext:envie seu artigo, intext:escreva pra nós, intext:aceitamos guest posts e por aí vai. Use a sua criatividade.

Alguns blogs chegam a cobrar para você colocar o seu texto dentro dele, tamanha é a sua audiência. Nesse caso vai da sua necessidade e o custo x benefício dessa estratégia. Pra falar a verdade eu nunca paguei, mas em casos de clientes e negócios grandes isso é bem comum.

3. Medium

O Medium.com é um site de textos que você pode usar para gerar links e tráfego para o seu site. Basta fazer o cadastro e enviar um artigo. Mas eu recomendo que seu artigo seja realmente muito bom para gerar um buzz e conseguir bastante visitas.

4. Mídias sociais

As famosas mídias sociais também são de grande ajuda em uma estratégia de link building. Mesmo que esses links sejam nofollow, eles ajudam a gerar tráfego. Particularmente uso Youtube, Facebook, Instagram e Twitter, nessa ordem de prioridade.

O Youtube tem se tornado, pra mim, uma grande fonte de tráfego e de conversões. As pessoas estão convergindo cada vez mais pros vídeos e acredito que essa é uma forma de mídia excepcional para qualquer negócio na internet.

5. Web 2.0

Criar sites Web 2.0 para gerar links para o seu site é uma boa estratégia e eu falo disso mais a fundo nesse post. Essa estratégia pode ajudar muito se o seu mercado é altamente restrito e não existem blogs ou sites falando sobre o seu produto ou serviço. Ou até existem poucos e não fazem guest posts.

Como alternativa a isso você pode criar os seus próprios sites em plataformas gratuitas e gerar conteúdos que irão gerar links para o seu site. Você pode usar o WordPress.com, o Squidoo, o Hubpages e outros que falo no post sobre Web 2.0.

Essa forma de backlinks tem grandes vantagens, como:

  • Controle total sobre os seus links
  • Sites com alta autoridade
  • Mais fontes de tráfego
  • É grátis!

Você precisará criar contas em várias plataformas (recomendo umas 5 para começar) e criar conteúdos que irão linkar o seu site. Se você já está fazendo cara feia porque vai ter trabalho demais em escrever conteúdos, eu recomendo o site Workana para você contratar redatores com preços muito bons.

Conteúdo épico também traz backlinks

Esse ponto é um extra. Eu não quis colocar como mais um ponto porque isso é muito relativo. Criar um conteúdo maravilhoso esperando backlinks pode ser uma espera eterna.

Por outro lado isso funciona!

Eu criei um curso de SEO gratuito que foi assistido e compartilhado por centenas de pessoas. O conteúdo chegou a ser citado no blog da equipe do Conrado Adolpho, o WeLabs:

welabs SEO

Obrigado pela citação, Rafael Querido! 🙂

Agora você não tem mais desculpas para dizer que não onde colocar links para o seu site. Eu sei que link building pode ser trabalhoso, mas ninguém disse que seria fácil. Mas garanto que o esforço vale a pena.

Bom, então é isso. Aproveita pra deixar o seu comentário maroto e vamos nos falando. Até mais!

Vicente Sampaio

Empreendedor digital metido a engraçado.

Comente!

16 comentários em “5 Estratégias de Link Building que Funcionam

  1. Ótimo post, é sempre bom lembrar essas coisas.

    Conteúdo épico, realmente entram pra história, geram backlinks e autoridade. Já vi até o famoso “psicologia das cores”, sendo usado em sala de aula na faculdade.

    Parabéns, por se dedicar e compartilhar conhecimento conosco ! abraços e sucesso.

  2. Gostei como você estruturou o seu post. Show de bola!!!

    Link building é muito importante e ainda tem gente que ignore. Ultimamente tenho testado outras técnicas de link building e os resultados tem sido fantásticos. Umas delas é o uso de press release com conteúdo em inglês para diversificar o perfil do texto de ancora.

    Mas as técnicas que você postou já são suficientes para ranquear em nicho de media e baixa concorrência.
    Continue iluminando o lado SEO no Brasil

    Abraço
    – Roy Kelvon

  3. Olá, Vicente!

    Gostei muito do seu artigo, estou lendo várias publicações uma atrás da outra. Você tem um blog de excelente qualidade! São artigos realmente esclarecedores e que estão me ajudando muito.

    São informações atuais ainda pouco propagadas e que geram alta conversão. Estou ainda estudando a respeito dos PBNs, pretendo colocar em prática no meu blog em breve.

    Obrigado!

    Um abraço,
    Clóvis Soares

  4. Olá Vicente!

    Eu já conheço o seu trabalho, mas acabei voltando ao blog com a pesquisa “medium.com link building”!

    Você sabe se o link é nofollow? E sobre a força desse link do Medium?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    1. Os links do Medium provavelmente são nofollow, mas é uma excelente plataforma para receber tráfego. Abraço!

  5. Ótimo artigo Vicente.
    Eu estou com 2 páginas que quero ranquear bem mas não consigo sair da segunda página para primeira. Já fiz vários backlinks. Li um artigo do Neil Patel que dizia que os links externos correspondem a 20% de importância para o Google, atrás de DA e compartilhamento. O interessante é que nunca botei fé em links nofollow, mas dão resultado sim, até aparecem no Search Console.

    Abraço!

  6. Vicente como sabemos que e dificil gerar baklinks naturais, ocorre muito de gerar backlinks nowlow para meu site, o fato de gerar muitos nofolows vai atrapalhar o SEO e posicionamento do meu site?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *