O Que Eu Aprendi Enviando 5.122.694 de Emails

Enviar mais de 5 milhões me fez aprender alguma coisa, afinal não é todo dia que se bate essa marca. Mas o que de útil nós podemos tirar desse número? O que de fato ficou como lição?

Atualmente, emails são a minha maior fonte de vendas.

Para ser bem honesto, o número é maior do que esse do título, mas estou considerando apenas os emails da ferramenta que estou usando atualmente, até mesmo porque perdi os dados das anteriores.

Por que eu uso emails?

Essa deve ser uma das primeiras perguntas que você deve estar fazendo agora.

Bom, a resposta é realmente muito simples. Preparado?

Email é seguro.

Siga esse meu raciocínio.

Você monta uma loja virtual, começa a fazer um trabalho de otimização de sites (SEO) e seu site chega ao topo do Google.

As vendas começam a acontecer, seu faturamento cresce como um foguete indo pra Marte.

Um dia qualquer, o Google resolve atualizar seu algoritmo de busca e a “regra do jogo” muda. Seu site passa a perder posições, sendo engolido por outros sites que agora estão dentro das “novas regras” ditadas pelo maior buscador do mundo.

Seu faturamento cai, sua loja não consegue mais vender como antes e você começa a ficar desesperado, pensando na falência do seu negócio.

Parece bem desesperador, concorda?!

Mas essa é a realidade de muitos negócios que já vi passarem por isso ou ainda irão passar.

Não só em relação ao Google, mas isso acontece com Facebook, Instagram, WhatsApp ou qualquer outra plataforma. Se você hoje depende 100% de terceiros pra vender, cuidado. Esse pode ser um caminho perigoso.

É como se você construísse sua casa em terreno alugado. Ou pior, em areia movediça.

Eu sou muito medroso, sendo bem sincero. Por isso eu nunca gostei da ideia de depender de outras pessoas ou empresas pra ter meu rendimento no final do mês.

Assim como o Google muda seu algoritmo constantemente, o Facebook e as outras redes sociais fazem o mesmo o tempo todo. O Facebook já mudou muita coisa nas suas diretrizes. Pode divulgar produtos de saúde. Não pode mais. Pode falar de dinheiro. Nunca fale sobre ganhos financeiros.

Isso faz com que a maioria das pessoas e empresas fiquem em uma montanha-russa de faturamento. Um período consegue ganhar bem, no outro nem tanto.

Isso é complicado.

Quando você tem uma lista de emails, você fica menos propenso a esses riscos, afinal, agora você tem uma lista de contatos que você pode enviar ofertas e continuar vendendo.

Essa é a primeira lição que eu posso tirar depois de enviar mais de 5 milhões de emails.

Se o Facebook ou o Google acabarem amanhã, seu negócio online continuará bem? Responda com sinceridade pra você mesmo e faça essa reflexão.

Quanto mais eu ofereço, mais eu ganho

As pessoas chegam pra mim e falam “Vicente lindo, eu não estou vendendo como gostaria de vender”.

(*a parte do lindo não é real, é só pra dar um efeito dramático no contexto)

E sabe o que me impressiona nessa história? É que 100% dessas pessoas não estão oferecendo seus produtos.

Pronto, descobri porque as pessoas não vendem.

As pessoas simplesmente não oferecem, logo ninguém sabe que elas têm um produto que irá resolver um problema. Logo, elas não compram. É lógico.

Eu ofereço algo todos os dias.

Está lendo esse conteúdo? Eu vou lhe oferecer algo em algum momento. Fica de olho!

Por falar nisso, quer aprender a vender usando emails? Clica aqui.

Ora, se eu tenho uma baita solução para o seu problema, por qual motivo eu não devo lhe oferecer?

Não faz nenhum sentido.

E as pessoas ficam bravas comigo quando eu falo “Ofereça seus produtos todos os dias e você vai vender todos os dias, ué”.

Elas acham que as pessoas irão ficar chateadas com as ofertas.

Agora vamos dar um passo para trás. Pensa aqui comigo. Você tem uma lista de emails para fazer amigos ou para vender?

Acho que agora você entendeu.

Quem está na minha lista tem três opções:

1. Comprar
2. Consumir o conteúdo gratuito
3. Sair

Geralmente, quem consome o conteúdo gratuito, mais cedo ou mais tarde compra. Ou sai.

É simples. Consegue entender como é simples?

Tudo que você tem que fazer é atrair pessoas e fazer ofertas para elas. Essa é a “Fórmula Mágica Secreta de Um Milhão de Dólares dos Gurus Experts”, se assim chama mais a sua atenção.

Eu devo admitir que no início eu pensava assim também. “Não vou oferecer meus produtos porque as pessoas vão ficar com raiva e vão me odiar. Quero ser amado.”

Resultado? Zero vendas.

Hoje eu ofereço mesmo todo dia.

Resultado? Muitas vendas e clientes satisfeitos.

Algumas pessoas ficam chateadas? Sim, sempre alguém vai ficar. É impossível agradar todo mundo. Mesmo se você nunca oferecer nada, as pessoas vão encontrar algum motivo para brigar com você. Aposta?

Quando eu só dava conteúdo grátis, algumas pessoas falavam “Vicente, você não está ensinando tudo” ou “Vicente, você fala muito rápido, odeio isso” ou “Vicente, isso que você fala não funciona, eu sou muito melhor que você”.

ORA, se de todo jeito vai aparecer alguém pra falar mal, é melhor que elas falem e que eu consiga vender, não é?!

O GRANDE SEGREDO: “O CVC”

Olha, se você quer um segredo, aqui está.

O CVC. Não a empresa de viagens. Eu falo do Ciclo de Vida do Cliente.

Isso é ouro pra mim. Sério.

Antes eu fazia assim:

Atraía as pessoas > Oferecia um Produto > Comprou > FIM

Isso até me dava um resultado, mas chegou em um momento que estava ficando no negativo e eu percebi que tinha uma lista de emails que nunca mais tinha comprado.

Claro, eu só tinha um produto. As pessoas não iriam comprar o mesmo produto duas vezes.

Hoje, eu faço assim:

Atraio as pessoas > Ofereço um produto > Ofereço outro > Ofereço outro > Infinito

Isso mudou a forma como eu vejo meu Retorno Sobre o Investimento. Eu penso no resultado a longo prazo, enquanto a maioria AVASSALADORA das pessoas só vê o curto prazo.

Quer uma matemática básica?

Atraio 1.000 pessoas
Ofereço um produto
20 compram
20 x R$ 500 = R$ 10.000
Resultado final: R$ 10.000 de faturamento

Por outro lado, eu posso oferecer vários produtos. Produtos que se complementam ou produtos para pessoas em jornadas diferentes (vou falar disso ainda).

Atraio 1.000 pessoas
Ofereço um produto
20 compram
20 x R$ 500 = R$10.000
Ofereço outro produto
10 compram
10 x R$ 1.000 = R$ 10.000
Ofereço outro
15 compram
15 x R$ 300 = R$ 4.500
Resultado final de faturamento: R$ 24.500 de faturamento (Com as mesmas 1.000 pessoas)

Olha, vou dar uma de vidente aqui. Eu aposto que você não está vendendo mais porque não está fazendo isso. Você ignora completamente o CICLO DE VIDA DO CLIENTE.

Esse é conselho mais poderoso que enviar 5 milhões de emails me deu.

Eu vendo para pessoas em jornadas diferentes

Isso vai mudar tudo no seu negócio hoje.

Existem 2 tipos de público que irão chegar até o seu negócio:

1. Público iniciante (no início da jornada)
2. Público avançado (no meio da jornada)

O público 1, no meu nicho, são as pessoas que querem ganhar dinheiro online, por exemplo. Essas pessoas estão pesquisando na internet se isso funciona mesmo ou é golpe. Essas pessoas estão assistindo vídeos no YouTube, participando de grupos no Facebook e lendo blogs.

Elas estão amadurecendo a ideia ainda. Elas precisam de um curso para formar a base delas.

Esse público normalmente está preocupado com o preço, afinal ele não sabe se isso funciona e nem está seguro se é isso que ele quer pra vida dele.

Para as pessoas que estão nessa jornada, eu ofereço meu portal de membros que é tipo uma Netflix de cursos e planos de ação e é baratinho. Clica aqui pra você saber mais.

Com isso, eu pego um público específico, mas por outro lado, existem pessoas que já estão avançadas nessa jornada. Essas pessoas não querem mais um curso iniciante. Elas precisam de treinamentos avançados e/ou uma orientação.

Para essas pessoas, eu tenho outros produtos, como a mentoria ou o Emails 8X, onde eu mostro estratégias sofisticadas e avançadas.

Eu não preciso dizer a essas pessoas que isso tudo funciona, que é possível vender com emails etc. Elas já sabem que funcionam, mas precisam de uma pessoas de confiança para elas investirem.

O que isso quer dizer, no fim de tudo?

Se eu só tenho o Portal de assinatura, eu deixo de lado pessoas que querem minha consultoria ou um treinamento avançado. Logo, eu perco dinheiro, ou pelo menos deixo de ganhar.

Se eu só tenho treinamentos avançados, eu perco a chance de pegar uma pessoas no início da jornada, que pode até se tornar um cliente de outro produto ou até mesmo da minha mentoria.

Olha que interessante! Foco total no Ciclo de Vida do Cliente.

Isso tudo faz sentido pra você? Você tem tudo isso implementado no seu negócio ou está deixando dinheiro na mesa?

Se você realmente acredita que está preparado para ganhar dinheiro enviando emails, eu recomendo que você acesse esta página e leia cada vírgula, pois muito provavelmente é o próximo passo para gerar vendas ou aumentar suas vendas hoje.

Por outro lado, você está no Público 1 do início da jornada, então o ideal é que você debulhe todo esse blog e assine meu canal no YouTube com mais de 300 vídeos grátis para você aprender a vender mais usando a internet.

Aproveite e deixe seu comentário sobre o que você acha de tudo isso (abertos por 14 dias a partir da data de publicação – faço isso para evitar comentários em conteúdos muito antigos que não consigo dar atenção) e deixa sua contribuição, caso tenha algo para acrescentar.

Um abraço e bora pra cima!

*Photo by NeONBRAND on Unsplash

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Empreendedor digital metido a engraçado.