• Pular para navegação primária
  • Skip to main content

Marketing sem #mimimi

Marketing Digital com resultado

  • INÍCIO
  • BLOG
  • VÍDEOS
  • PODCAST

Quantos Backlinks eu Preciso para Posicionar meu Site?

by Vicente Sampaio

Ter links apontando para o seu site é um dos fatores mais importantes para SEO. Ponto.

Agora, quantos links seu site precisa para chegar no topo? É isso que iremos descobrir agora.

Primeiro precisamos entender por que ter links apontando para o nosso site é um fator tão forte. Basicamente o Google entende cada link como um “voto de confiança” e quanto mais votos seu site tem, melhor.

Mas nem todos os votos são iguais.

Pra explicar melhor essa questão de links eu preciso te contar uma rápida história. É rápida mesmo!

Uma breve história do Google

Se você tem mais de 20 anos, provavelmente já usou ou já ouviu falar do Cadê (do Yahoo!), do Altavista ou do Bing.

Esses eram os buscadores mais importantes até pouco tempo. Foi então que surgiram os amigos Sergey Brin e Larry Page e resolveram criar um buscador de sites mais robusto e sofisticado. Para isso eles precisavam de um grande diferencial.

Larry_e_Sergey

Então surgiu o Page Rank e os backlinks.

Basicamente o Page Rank mostrava a relevância de cada site em uma escala de 0 a 10 e os backlinks seriam os votos de um site pra outro. Essa métrica não existia até então e foi isso que revolucionou o mercado.

Vinha então o Google.

E como funcionam essas ligações?

Com esse novo mecanismo de busca no mercado, os sites precisavam de ligações (links) se quisessem subir no ranking. Logo a internet praticamente inteira ficou interligada por links.

Quanto mais links, melhores posições. Ou quase isso.

No começo do Google, o algoritmo não era tão sofisticado e inteligente como é hoje, então a quantidade de links por si só já era um fator de peso muito grande. Basicamente quem tivesse mais links, conseguia melhores posições. Mas logo o Google se aperfeiçoou e passou a dar prioridade a links de qualidade.

O que são links de qualidade?

Basicamente são links provenientes de sites de grande relevância, ou seja, com alto Page Rank (PR).

Pensando nisso, o que seria mais interessante, 100 links de sites com PR 0 (zero) ou um link de um site com Page Rank 10? Bom, é aí que a história fica interessante.

A empresa Search Engine Land fez um estudo e especulou que cada link vale 5,14 x o PR anterior do mostrado pelo Google. Ou seja, se seu site tem PR 3, o cálculo ficaria 5,14 x PR2.

Seguindo por essa linha, podemos notar o poder que um site com PR alto tem. Sendo assim, a resposta para a pergunta anterior já pode ser respondida.

Quantidade x Qualidade

Com o cálculo do Page Rank podemos perceber que receber links de sites com baixa relevância não vai influenciar muito no posicionamento do seu site. Esses links geralmente são de diretórios, fazendas de links etc e podem até prejudicar ao invés de ajudar.

Então, qual a quantidade ideal de links?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

É claro que todo mundo quer uma resposta fácil e simplista assim. Facilitaria muito as coisas, concorda?

Mas se você conseguiu entender o conceito de relevância dos links, percebe que essa pergunta não faz mais sentido. Apenas a quantidade não é suficiente para pôr um site no topo do Google. Um site pode ter poucos links, mas se forem de sites relevantes, isso já pode ser o suficiente.

Outro fator importante na hora de receber um link é que o assunto do site que está apontando seja o mesmo do seu. Pouco adianta receber um link de um site de computadores se você fala sobre novelas.

É claro que existem muitos outros fatores de posicionamento (mais de 200), então dizer que só links serão o suficiente não seria prudente da minha parte. O que eu quero que você perceba é que não existe uma receita de bolo. Existem muitos fatores em jogo.

O que você deve fazer agora?

Agora que você já entendeu que qualidade se sobrepõe à quantidade, o que você precisa é receber links de sites com o assunto relacionado ao seu e que tenham uma boa autoridade.

Isso pode ser feito de várias formas, mas geralmente os links mais poderosos são os conquistados naturalmente, quando outros sites decidem linkar para o seu por conta do seu conteúdo.

Outras estratégias como guest posts e publieditoriais são válidas, mas não são tão simples de implementar.

Se você é iniciante no mundo do SEO, pode encontrar algumas dificuldades na hora de conseguir links ou melhorar a relevância do seu site. Por isso eu preparei um conteúdo que vai te ajudar a colocar seu site no topo das buscas. Basta clicar aqui para ter acesso ao conteúdo.

Aproveite e deixe seu comentário abaixo. Até mais!

Arquivado em: SEO

Comentários

  1. raliel dias diz

    19/05/2016 em 15:38

    Muito bom artigo, realmente ter poucos backlinks porém de relevância vale muito mais. em 2 sites um com 16 backlinks outro com 54 e nem se compara o numero de visitas . sucesso

  2. Antonio Prates Bahia diz

    20/05/2016 em 10:19

    Ola professor informação valiosa,e enriquecedora por meio delas estou tendo mas confiança pra ingressar nesse ramo muito obrigado por todo conteúdo disponível esta, sendo de grande ajuda pra min espero em breve usar todo esse conhecimento.

  3. Vinícius de Morais diz

    20/05/2016 em 14:30

    Fala Vicente, tudo bem?

    Artigo bem direto e sem #mimimi Muito bom 😉

    Eu me atenho sempre na qualidade do conteúdo escrito e visual do meu trabalho. E embora boas práticas SEO e conteúdo não sejam necessariamente a mesma coisa, uma parte não deve se desperceber da outra.

    Backlinks relevantes e boas práticas SEO também são bom conteúdo!

    Abraço!

    • Caique diz

      15/01/2017 em 21:59

      Verdade! Isso é o que mais eu gosto nos cursos do VS. Sem enrolação. Direto ao tema.

      • Vicente Sampaio diz

        07/02/2017 em 18:28

        Obrigado, Caique. Abraço!

  4. Simone Viana diz

    20/05/2016 em 14:33

    Obrigada pela dica, muito útil para quem esta iniciando neste mercado amplo de informações.

  5. Bruno Oliveira diz

    23/05/2016 em 17:28

    Excelentes dicas Vicente, backlinks é um processo natural, e com um bom conteúdo e algum tempo na internet os resultados aparecem.

  6. Luciano diz

    12/06/2016 em 07:27

    Sempre me surpreendo com tudo, backlinks são muito importantes sim, mas um dos jeitos mais seguros de ficar bem posicionado é também com conteúdo de qualidade. Se um site possui os dois, backlincks relevantes de autoridade no seu nicho e qualidade em seu conteúdo, então naturalmente ele estará entre os primeiros.
    Gostei muito do artigo, já tinha lido sobre o assunto, mas não de maneira tão simples e ao mesmo tempo tão envolvente.

  7. Léo diz

    16/06/2016 em 04:51

    Muito bom eu não sabia desses backlinks vou começar a procurar fazer isso no meu site.

  8. Sérgio Vittorazze diz

    18/06/2016 em 02:25

    Gostaria de saber se eu posso usar ao mesmo tempo para o meu site, as estrategias de pbn e as estrategias de Tier Link Building???? Eu tenho um site do nicho ganhar dinheiro online e estou aplicando tecnicas de seo nele.
    Eu ja tenho alguns backlinks para o meu site porem qdo vou usar a ferramenta mozbar para ver o pa e o da do meu site pelo google o mozbar nao mostre os backlinks ainda. Eu tenho minha pbn so a alguns dias sera que é por isso? Demora a atualizar pro mozbar?

    • Vicente Sampaio diz

      21/06/2016 em 19:55

      Pode fazer os dois. Para ver quando o Moz atualiza os dados, basta acessar o site deles que lá tem as datas de atualização.

  9. Rafael dos Santos diz

    22/06/2016 em 02:14

    Boa noite Vicente, primeiramente gostaria de agradecê-lo pelo excelente conteúdo, já estudo SEO a um tempinho e só agora comecei a colocá-lo em pratica e me apoiando nos seus vídeos e textos. Meu desafio é posicionar bem um site de conteúdo adulto(devido a alta concorrência achei que seria interessante), ele está no ar já a 12 dias, possui 39 posts, sendo 35 deles com vídeo e pouco texto, e 4 de conteúdos relacionados a temática do site, sendo esses textos utilizando os métodos vistos aqui e em outros lugares, porém não consigo avaliar o resultado, fiz o calculo do pagerank e ainda aponta como 0, as vezes é como se o site não existisse, e gostaria de saber de você o que posso estar fazendo errado, ou se mesmo com um bom conteúdo demora para ser encontrado. Pode me dar uma nova luz sobre esse intrigante SEO?

    • Vicente Sampaio diz

      22/06/2016 em 02:50

      Oi, Rafael. O PageRank caiu em desuso e não é mais calculado. Abraço!

  10. Valdeir diz

    14/07/2016 em 05:09

    Realmente vários fatores estão em jogo. Eu tenho um site na segunda posição com miseros 23 backlinks e outro com um pouco mais de 60 e está variando bastante as posições entre 2º e 7º, coisa de louco!

  11. João Henrique diz

    27/08/2016 em 21:57

    Vicente, obrigado, este conteúdo é fantástico e bastante esclarecedor, acompanhando suas dicas…

  12. Camila diz

    02/09/2016 em 13:22

    Olá Vicente! Ótimo artigo! Gostaria de tirar uma dúvida com você! Tenho alguns pbn de sites grátis, como wordpress, tumblr, etc, e já fiz algumas lincagens desses sites para o meu site princial, só que o google ainda não está contabilizado esses links no webmasters. já tem quase um mês. O que pode estar acontecendo? Nesses sites grátis geralmente colo um conteúdo indicando a fonte, que no caso o meu site principal.

    • Vicente Sampaio diz

      12/09/2016 em 17:55

      Oi, Camila. Pode demorar para aparecer. Eu recomendo olhar a evolução do posicionamento do seu site nas buscas. Eu uso a ferramenta Serplab para acompanhar isso. Na medida que for criando os links, você pode ver se está surtindo efeito ou não. Eu não costumo ficar olhando o Search Console pra ver se o link apareceu ou não. Abraço!

  13. Marcos diz

    19/09/2016 em 17:56

    Ola Vicente, gostei do post. só uma duvida qual a diferença entre backlinks e link building.

    • Vicente Sampaio diz

      28/09/2016 em 13:12

      Link building é a estratégia para conseguir backlinks.

  14. Carol diz

    04/10/2016 em 14:48

    Muito obrigada pelas informações, e parabéns pelo seu blog!!!

  15. adeilton silva diz

    12/10/2016 em 00:09

    Vicente conteúdo é fantástico obrigado pela ajuda.

  16. Rodrigo diz

    17/10/2016 em 08:52

    Obrigado pelo compartilhamento de informações.
    Muito bom o post Vicente. Artigo extremamente esclarecedor.
    Acompanho sempre seus artigos e sempre soma muito ao meu conhecimento.
    Um forte abraço!!!!

  17. Luís Cláudio diz

    08/11/2016 em 16:33

    Então vamos correr atrás dos links de qualidade cuidado bem do blog

  18. Wallpaper diz

    16/11/2016 em 14:17

    Obrigada pelas informações, muito bom o seu blog… Parabéns que Deus te ilumine sempre.

    • Sabrina Souza diz

      18/12/2016 em 00:49

      Oi mestre Vicente, conheci esse mundo do seo esse ano e graças ao seu canal aprendi muita coisa já, inclusive sobre os backlinks de qualidade. No entanto, alguns termos eu ainda não sei aplicar porque não sei o que é como por exemplo guest posts. Gostaria de saber se você indica algum treinamento pra eu aprender a teoria e a prática ao mesmo tempo?

      • Vicente Sampaio diz

        14/01/2017 em 19:43

        Aqui no blog tem cursos gratuitos sobre o assunto, assim como cursos pagos com suporte. Dá uma olhada na página inicial. Abraço!

  19. Videos Amadores diz

    06/12/2016 em 03:46

    estou querendo aprende mais sobre backlinks vejo sempre seus videos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento valeu vicente

  20. Ivan diz

    09/12/2016 em 23:35

    Obrigado por esclarecer essas duvidas com explicações bem fáceis de entender, muito esclarecedor,fala realmente a verdade que alguns “gurus” não revelam, ou não sabem. kkk
    Vlw, uns dos meus Sites Favoritos no assunto 🙂

    • Vicente Sampaio diz

      14/12/2016 em 13:10

      Agradeço pela confiança, Ivan. Abração!

  21. Laiane diz

    16/12/2016 em 21:19

    Olá Vicente Sampaio, acompanho você no Youtube e aqui também, muito bom seu artigo! Tenho uma dúvida: ainda continua dando resultado usar fóruns para a obtenção de backlinks? Se sim, uma única vez que colocar o link no fórum é suficiente ou isso teria de ser recorrente? Obrigada!

    • Vicente Sampaio diz

      14/01/2017 em 19:44

      Se o link for follow e estiver dentro de um contexto é válido, mas se o link for nofollow, você pode usá-lo apenas para diversificação mesmo. Basta uma vez já que o endereço será o mesmo.

  22. Filipe Adon diz

    11/01/2017 em 13:13

    Excelentes dicas! Obrigado! Concordo que é mais importante analisar a qualidade dos links do que a quantidade.

  23. Joanna diz

    15/01/2017 em 21:57

    É importante observar que os backlinks precisam ter qualidade, não adianta somente ser um link follow. Tenho aprendido bastante contigo! 😉

    • Vicente Sampaio diz

      07/02/2017 em 18:28

      Obrigado, Joanna. Abraço!

  24. cris diniz diz

    08/02/2017 em 10:06

    otimas dicas tenho acompanhado os videos no youtube, as ferramentas que são mostradas para analise de métricas muito boas principalmente as gratuitas, pois quem esta começando agora não tem muito para investir.valeu

  25. Hugo diz

    05/05/2017 em 16:08

    Muito bom realmente e uma verdade este conteúdo sobre SEO, sou novato nessa área e tenho aprendido muito aqui nesse blog parabéns.

  26. Alana Maria diz

    07/05/2017 em 21:09

    Te acompanho por aqui e pelo Youtube e gosto muito dos seus conteúdos.
    Muito Obrigada e Continue assim.

Alterado com por Vicente. Criado com Genesis.