Como Colocar Meu Site na Primeira Página do Google

“Como colocar meu site na primeira página do Google” é uma das perguntas que mais recebo. Algumas pessoas até acham que eu tenho algum contato com alguém lá de dentro do Google ou algo do tipo hahaha! Mal sabem elas o trabalho que dá.

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Neste post eu vou mostrar como usar a pesquisa de palavras-chave para colocar o seu site na primeira página do Google, sem mimimi. Vou mostrar o que eu faço, preto no branco, sem enrolação. Você sabe que aqui é assim, né?!

Como colocar meu site na primeira página do Google , tio Vi?

Meu jovem, minha jovem, o que eu vou te mostrar aqui é capaz de fazer você sair do zero em poucos dias. Você pode posicionar seu site na primeira página do Google e começar a vender seus produtos, serviços ou infoprodutos como afiliado.

Parece até papo de vendedor, mas não é não!

Eu costumo dizer que o dinheiro está nas palavras-chave corretas. Este é um problema (talvez o maior) que muitas pessoas não conseguem resolver. Qual palavra-chave escolher? E por isso ficam patinando, tentando posicionar seu site para palavras difíceis e/ou que não rendem dinheiro algum. E isso é terrível.

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O dinheiro está nas palavras-chave corretas!

Uma pesquisa de palavras-chave bem estruturada é fundamental para o seu sucesso de posicionamento no Google. Digo isso porque muitas pessoas procuraram estar nas primeiras posições para termos altamente competitivos e muito genéricos.

Esses termos podem até trazer muitas visitas, mas não necessariamente vendas.

O que você prefere?

A) Uma palavra que te dê 2.000 visitas e 20 vendas

ou

B) Uma palavra que te dê 500 visitas e 40 vendas

Acho que a resposta é bem fácil e para isso acontecer, nós precisamos trabalhar nas palavras-chaves quentes, que são termos que as pessoas pesquisam quando querem comprar algo.

Como fazer a pesquisa de palavra-chave do jeito certo

Passo 1: Faça uma lista de tópicos relevantes, com base no que você já sabe sobre o seu negócio.

Para fazer isso, comece a pensar em termos genéricos que sejam relacionados ao seu negócio. Você deve começar com uma lista de 5 a 10 termos que você acredita serem importantes para o seu negócio para depois encontrar palavras-chave específicas.

Se você já tem um blog e acompanha os seu Analytics, provavelmente você já deve saber quais são os termos mais pesquisados. Mas se ainda não sabe, não tem problema. Coloque-se no lugar do seu público. Que tipo de busca as pessoas fariam se quisessem encontrar o seu produto ou serviço? Para chegar no meu blog, por exemplo, as pessoas pesquisam sobre “trabalhar em casa”, “vendas online” e outros termos nessa linha.

Isso faz sentido pra você?

Passo 2: Complemente os tópicos encontrados com palavras-chave relacionadas.

Agora que você levantou os principais tópicos sobre o seu negócio, é hora de identificar as palavras-chave relacionadas a eles. Essas palavras que serão usadas para conseguirmos tráfego quente. Identificando as palavras-chave corretas, conseguimos chegar ao topo do Google com pouco ou quase nenhum esforço.

É isso que eu gosto! 😀

Como eu falei anteriormente, alguns tópicos relacionados ao meu blog são “trabalhar em casa” e “vendas online”.  Fazendo um brainstorming com esses tópicos, eu encontro termos como:

Tá bom né?! Se eu mostrar muitas palavras-chaves, vocês vão roubar meu tráfego hahaha!

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A ideia aqui é ir pensando em termos relacionados ao seu site e ir jogando no Google para colher mais informações. O objetivo deste passo não é chegar nas palavras-chave finais. O intuito aqui é encontrar frases e palavras para que você consiga colocar nas ferramentas que eu vou mostrar e achar os termos que realmente dão dinheiro. Portanto, muita calma nessa hora.

Você pode usar o Planejador de Palavras do Google para saber quantas buscas cada uma dessas palavras têm.

Passo 3: Investigação profunda de palavras-chave

Essa parte é algo como James Bond.

Se você não tem muita criatividade ou está com algum bloqueio mental, simplesmente vá até o Google e pesquise pelos termos que você já encontrou.

Depois que você digitar o termo na pesquisa, vá até o fim da página e veja algumas sugestões que o próprio buscador te dá. Essas palavras podem te dar ideias para termos que você queira colocar na sua lista.

Quer uma dica extra? Escolha um desses termos e faça outra pesquisa. Assim você vai encontrar termos ainda mais específicos. Eu digitei “como trabalhar em casa pela internet” e encontrei os seguintes termos:

Passo 4: Palavras-chave de cauda longa

Palavras de cauda longa são termos específicos de busca e geralmente tem 4 ou mais termos. Diferente dos termos mais genéricos, as palavras de cauda longa são mais específicas e tendem a ser mais rentáveis.

Apesar de focar em palavras de cauda longa, eu sempre recomendo mesclar essas palavras com termos genéricos, pois assim você consegue atingir 2 públicos, os mais frios, que estão apenas fazendo uma busca genérica e os mais quentes, que estão praticamente prontos para comprar algo.

Bem, deixa eu te fazer uma pergunta. Qual dos termos abaixo é mais difícil de se posicionar?

É, eu sei que a pergunta foi fácil, mas vamos lá. A ideia aqui é se posicionar primeiramente para o termo mais fácil, no caso “como ter um blog de sucesso”. Ao longo do tempo, seu site ganhará relevância e você terá condições de conseguir uma boa posição para o termo mais genérico “blog de sucesso”.

Por isso é importante considerar as duas estratégias. Uma coisa é certa. Termos mais específicos, como o “como ter um blog de sucesso” possuem um potencial maior, caso você queira um público mais propenso a tomar uma decisão. Isso acontece porque a pessoa já está decidida em algum aspecto. No nosso caso ela quer ter um blog de sucesso. Por outro lado, quem busca por “blog de sucesso”, pode estar apenas pesquisando outras pessoas que fizeram sucesso com blog ou coisas do tipo.

Passo 5: Veja as palavras-chave dos concorrentes

Ah, essa parte é muito legal. Descobrir o que as inimigas os concorrentes estão fazendo nos bastidores. Talvez você não saiba, mas é possível descobrir quais palavras estão gerando mais visitas para os nossos concorrentes.

Isso pode te ajudar a encontrar brechas e “roubar” o tráfego daquele site.

Uma forma de conseguir tomar esse tráfego do concorrente é criando um conteúdo mais completo e mais otimizado que o dele. Nem sempre é tão simples, mas se a concorrência for baixa, isso é possível sim. Se a concorrência for maior, você precisará de bons backlinks, mas aí é conversa pra outra hora.

Você deve estar curioso pra saber como encontrar as palavras-chave dos concorrentes.

Para isso, vamos usar a ferramenta SEMRush. Ela é paga, mas permite algumas pesquisas gratuitas diariamente. O uso dessa ferramenta é bem simples. Basta colocar o link do seu concorrente no site e mandar bala!

Feito isso, a ferramenta vai te dar as tão cobiçadas palavras-chave:

Essa ferramenta é simplesmente sensacional e vale a pena contratá-la apesar do preço salgado 🙂

Passo 6: Usando o Planejador de Palavras-chave do Google

Para finalizar nosso processo, você usará o Planejador do Google. Ele vai te mostrar o volume de buscas mensais para cada palavra que você listar.

Saiba que o primeiro lugar do Google tem 40% das visitas, ou seja, se a palavra que você está querendo posicionar tem 1.000 buscas mensais, o primeiro lugar no Google para essa palavra, recebe 400 visitas mensais.

Aproveito para deixar um vídeo para você fazer uma pesquisa de palavra-chave assertiva:

https://www.youtube.com/watch?v=JhtanvHyk3o

Bom, é isso!

Parabéns, pequeno gafanhoto! Agora você tem uma lista valiosa de palavras-chave e pode começar a criar conteúdos focando em cada uma dessas palavras.

É importante que você acompanhe cada uma dessas palavras para ver como seu site está se comportando nas pesquisas. Pra isso eu recomendo a ferramenta Serplab, que é gratuita até 300 palavras.

(NOTA: Quer um processo passo a passo – e todas as estratégias e ferramentas que você precisa – para colocar o seu site na primeira página do Google e lucrar alto? Entre para o Programa Gerador de Tráfego e comece a construir o seu negócio online agora.)

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