[Desafio SEO] Jornada de Posicionamento de Site do ZERO

Decidi levar o SEO para outro nível. Além de marketing de afiliados, clientes, consultorias e infoprodutos, eu decidi criar sites, posicioná-los e para venda ou aluguel.

O funcionamento é bem simples. Simples, mas não é fácil. A ideia é criar sites, posicionar para uma determinada cidade e vender ou alugar para empresários interessados. Você confere a primeira parte dessa série aqui nesse post.

A ideia principal desse post é mostrar que SEO pode ser aplicado a qualquer coisa. SEO não se trata apenas de posicionar sites para vender produtos físicos, digitais ou serviços. Há um mundo de oportunidades. Você pode praticamente fazer o que quiser quando domina a arte de SEO. Por isso resolvi entrar de cabeça em projetos dessa natureza.

O que vou fazer é posicionar sites para vários negócios em várias cidades do Brasil. Como assim? A resposta você confere a seguir.

Pesquisa de palavra-chave

Existem milhares de pessoas pesquisando milhares de coisas todo dia. Isso não é novidade pra ninguém. O problema – ou não – é que muitas pessoas não enxergam isso e ficam limitadas a marketing de afiliados e coisas do tipo. Eu devo admitir que não enxergava também até pouco tempo. Mas depois de um tempo e de conversar com as pessoas certas eu pude ver além do que via. Isso realmente mudou e está mudando o meu jeito de fazer negócios e eu quero que você também tenha essa visão.

Como existem buscas para vário tipos de negócio em todas localidades do país, eu pensei em posicionar sites para essas buscas. Exemplo: digamos que pessoas buscam por “escritório de contabilidade em Apucarana”. Imagine posicionar um site para essa palavra-chave. Não é uma tarefa difícil, cá entre nós. Claro que precisamos analisar se existem buscas para esses termos, mas é isso que descobrimos fazendo uma pesquisa de palavras-chave.

É um mar de oportunidades.

Pegando o exemplo que citei, encontrei essa keyword:

Pode parecer um volume bem baixo e isso pode te desanimar. Bom, eu tenho uma boa notícia pra você.

Existem pessoas pagando para aparecer para essa palavra-chave. Isso quer dizer que existem pessoas investindo para aparecer no Google para a palavra-chave que estamos analisando. Na pior das hipóteses, essa empresa poderia ser um potencial cliente, já que ele investe uma grana em anúncios.

Imagine entrar em contato com eles oferecendo um site posicionado na primeira página – ou até na primeira posição – no qual eles não precisariam mais pagar por anúncios. Esse é apenas um dos exemplos. Existe uma infinidade.

O que eu fiz nesse primeiro projeto foi buscar por negócios aqui na minha cidade, Fortaleza. Nenhum motivo muito forte, só precisava começar por alguma cidade, então escolhi a minha para iniciar.

Fiz uma pesquisa de palavra-chave para um negócio que acredito estar em ascensão e que as empresas estão investindo em anúncios. Não vou revelar o mercado, nem o site por vários motivos, entre eles ataques de pessoas maliciosas e sigilo com a futura empresa. Afinal, se eu divulgasse o site e ele fosse comprado, todos saberiam que empresa comprou e talvez isso causasse algum problema.

De qualquer forma, o que quero passar é a ideia principal.

Mas não fique preocupado, eu vou mostrar todas as métricas do site, bem como posicionamento, estrutura do site e possíveis negociações.

Estrutura do site

A estrutura do site é baseada em uma página, pois meu objetivo inicial é ranquear para apenas uma palavra-chave. Para isso eu copiei conteúdos de pelo menos 5 sites diferentes, modifiquei algumas palavras para não dar conteúdo duplicado, coloquei imagens, vídeo, fiz uma otimização interna e só.

O texto do site ficou bem extenso, ultrapassando 1.500 palavras. Fiz isso porque acredito que textos grandes tendem a posicionar melhor. Isso não é regra e eu sei que sites sem conteúdo algum estão na primeira página em vários mercados, mas como SEO não é uma ciência exata, eu decidi testar algo que sempre me deu bons resultados, um conteúdo grande.

Para deixar registrado, o site foi registrado nessa data:

Deixo claro que eu não comecei o site nessa data. Essa data foi apenas o registro do domínio. O site está no ar de fato, há mais ou menos um mês. Ainda não comecei a estratégia de link building e é sobre isso que iremos falar agora.

Plano de SEO

O próximo passo é montar uma estratégia de backlinks. Para isso vou usar a estratégia de Web 2.0 que falo nesse post e camadas automatizadas de links. Ainda não falei disso aqui no blog, mas irei detalhar em posts futuros.

A estratégia se baseia na criação de backlinks para alavancar o posicionamento no Google. Desde que coloquei o site no ar, ele subiu 12 posições sem nenhum backlink. Apenas com uma otimização interna e com ajuda da concorrência baixa.

O futuro

Vou iniciar o trabalho de link building e ver os resultados. Na medida que for fazendo alterações, vou postando aqui no blog para vocês acompanharem essa jornada.

Eu não garanto nada. Sou muito transparente com você e caso o projeto não dê certo, vou contar sem medo algum. Afinal, se todo projeto que eu fizesse desse certo, eu seria um vidente (rima com meu nome haha). Obviamente irei fazer o meu melhor para que esse projeto dê certo eu possa compartilhar com você.

O objetivo é vender esse blog em uma média de R$ 2.000 a R$ 5.000 ou alugá-lo por um valor que ainda não pensei, pois teria a responsabilidade de manter o site posicionado. Tudo dependerá da negociação e você vai acompanhar isso junto comigo.

Diga o que achou do projeto, suas dúvidas, suas dores, seus problemas, seus medos, suas brigas com o namorado ou namorada 😀 … Estamos aqui para lhe ajudar. Seu comentário será muito bem-vindo.

Sair da versão mobile