5 Estratégias de Link Building que Funcionam

Um dos pontos mais importantes para posicionar bem um site no Google é ter links de qualidade apontando para ele. Claro que esse fator isolado não vai garantir o sucesso do seu site, mas eu asseguro que é um ponto muito forte na hora de ranquear um site nos buscadores e gerar tráfego.

Em contraponto, eu percebo que as pessoas têm muitas dificuldades em encontrar lugares para deixarem seus links e isso atrapalha qualquer projeto de SEO. Como essa é uma dificuldade de muitas pessoas eu resolvi compartilhar 5 estratégias de link building que funcionam e que eu aplico nos meus projetos e nos dos meus clientes.

1. Comentários em blogs

Talvez seja a forma mais conhecida e jurássica de conseguir backlinks. Essa estratégia serve para três finalidades, conseguir alguma relevância, diversificar texto âncora e até conseguir tráfego e eu vou explicar cada uma delas:

Nesse caso, veja que as pessoas comentaram com palavras-chave ao invés dos seus nomes, o que pode ajudar ainda mais na estratégia de backlinks, mas muito cuidado com o exagero. É isso que vamos falar no próximo ponto.

Em alguns casos você não conseguirá colocar links nos comentários, pois alguns blogs usam ferramentas de comentários como o Disqus que não tem campo para colocar o seu site.

Mas aí, como deixar comentários que sejam aprovados?

2. Guest Post

Esse talvez seja um dos meios mais difíceis de conseguir links, mas ao mesmo tempo é uma estratégia muito poderosa. Guest post é um post de um convidado, ou seja, você será convidado para escrever para um blog e lá você colocará um link para o seu site.

O problema é encontrar blogs que permitem esse tipo de post e que sejam relacionados à sua área. Para facilitar o serviço você pode usar o comando intext: + sua palavra-chave:

Esse “código” faz parte dos operadores avançados do Google que você pode conferir neste link. Dessa forma você consegue encontrar sites que aceitam posts de outras pessoas e que sejam relacionados ao seu negócio.

Você pode usar intext:envie seu artigo, intext:escreva pra nós, intext:aceitamos guest posts e por aí vai. Use a sua criatividade.

Alguns blogs chegam a cobrar para você colocar o seu texto dentro dele, tamanha é a sua audiência. Nesse caso vai da sua necessidade e o custo x benefício dessa estratégia. Pra falar a verdade eu nunca paguei, mas em casos de clientes e negócios grandes isso é bem comum.

3. Medium

O Medium.com é um site de textos que você pode usar para gerar links e tráfego para o seu site. Basta fazer o cadastro e enviar um artigo. Mas eu recomendo que seu artigo seja realmente muito bom para gerar um buzz e conseguir bastante visitas.

4. Mídias sociais

As famosas mídias sociais também são de grande ajuda em uma estratégia de link building. Mesmo que esses links sejam nofollow, eles ajudam a gerar tráfego. Particularmente uso Youtube, Facebook, Instagram e Twitter, nessa ordem de prioridade.

O Youtube tem se tornado, pra mim, uma grande fonte de tráfego e de conversões. As pessoas estão convergindo cada vez mais pros vídeos e acredito que essa é uma forma de mídia excepcional para qualquer negócio na internet.

5. Web 2.0

Criar sites Web 2.0 para gerar links para o seu site é uma boa estratégia e eu falo disso mais a fundo nesse post. Essa estratégia pode ajudar muito se o seu mercado é altamente restrito e não existem blogs ou sites falando sobre o seu produto ou serviço. Ou até existem poucos e não fazem guest posts.

Como alternativa a isso você pode criar os seus próprios sites em plataformas gratuitas e gerar conteúdos que irão gerar links para o seu site. Você pode usar o WordPress.com, o Squidoo, o Hubpages e outros que falo no post sobre Web 2.0.

Essa forma de backlinks tem grandes vantagens, como:

Você precisará criar contas em várias plataformas (recomendo umas 5 para começar) e criar conteúdos que irão linkar o seu site. Se você já está fazendo cara feia porque vai ter trabalho demais em escrever conteúdos, eu recomendo o site Workana para você contratar redatores com preços muito bons.

Conteúdo épico também traz backlinks

Esse ponto é um extra. Eu não quis colocar como mais um ponto porque isso é muito relativo. Criar um conteúdo maravilhoso esperando backlinks pode ser uma espera eterna.

Por outro lado isso funciona!

Eu criei um curso de SEO gratuito que foi assistido e compartilhado por centenas de pessoas. O conteúdo chegou a ser citado no blog da equipe do Conrado Adolpho, o WeLabs:

Obrigado pela citação, Rafael Querido! 🙂

Agora você não tem mais desculpas para dizer que não onde colocar links para o seu site. Eu sei que link building pode ser trabalhoso, mas ninguém disse que seria fácil. Mas garanto que o esforço vale a pena.

Bom, então é isso. Aproveita pra deixar o seu comentário maroto e vamos nos falando. Até mais!

Sair da versão mobile