A Poderosa Estrutura Silo

A estrutura Silo talvez seja um dos métodos mais eficientes de otimização interna que exista atualmente. Posso estar exagerando, mas há quem diga que essa técnica por si só seja capaz de levar um site para a primeira página do Google. Bom, então é sobre isso que vamos falar agora.

Esse é um assunto que vem sendo muito falado nos fóruns e grupos atualmente e sempre acontece uma confusão no conceito do método. Isso por que realmente pode parecer complicado à primeira vista.

O que é Silo?

De acordo com o Wikipedia, Silo é:

Silo é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados.

E o que isso tem a ver com meu site, rapaz?

A estrutura Silo de um site nada mais é que a organização da arquitetura das páginas de forma que a relevância passe por todo o site, dando força para todo o site.

Pareceu complicado? Deixa eu te explicar melhor com essa imagem:

A ideia é organizar o site com objetivo da relevância passar por todo o site. Organizar o site já não é novidade, pois desde o início o Google afirmava que seu objetivo principal era passar a informação ao usuário de forma organizada e clara.

Como você pode ver na imagem, a página inicial está linkando as categorias, que por sua vez linkam os posts. Estes por último linkam as categorias ou outros posts, com intuito de passar a relevância entre eles.

Esse não é o único modelo de estrutura Silo e existem outros, como reverse Silo, por exemplo.

Eu não quero te passar o modelo ideal, até por que isso não existe. Eu quero te mostrar a ideia por trás dessa estrutura. Eu preparei um vídeo mostrando os conceitos da Silo pra que você possa entender melhor a essência do método:

Como fazer Silo na prática?

Eu gravei um vídeo mostrando como fazer a estrutura Silo na prática e do zero. Dessa forma, o entendimento fica bem mais fácil de entender. Esse modelo que uso no vídeo é um pouco diferente do exemplo da imagem acima e por ser mais contextual, possui mais vantagens e se torna até mais eficiente.

Esse vídeo faz parte do meu treinamento Gerador de Tráfego, mas eu editei para liberar publicamente. A versão comentada e estendida é exclusiva de alunos, beleza?

A página inicial (Home)

No exemplo do vídeo vemos que a página inicial possui o menu com as categorias na barra lateral de navegação e os posts.

A página inicial é a página mais forte do seu site, então queremos que ela passe relevância para as páginas internas.

Categorias

As categorias devem conter um texto de 300 – 700 palavras, como mostrado no exemplo:

E os links dentro delas devem ser contextuais para as páginas internas. Eu coloquei links nas palavras-chave que tem ligação com as páginas que estão sendo apontadas.

Páginas

Essas são as páginas que você quer de fato posicionar nos buscadores. Pode ser página de venda, landing pages, posts. A ideia é passar relevância para essas páginas e melhorar o posicionamento delas para serem encontradas.

Conclusão

Muitas pessoas fazem confusão com esse modelo de arquitetura, mas a verdade é que não há segredo algum. A ideia é bem simples. Alguns vão falar “é só isso? está errado”, mas sim, é só isso.

Comece a aplicar essa estrutura no seu site e veja os resultados. Até mais!

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