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LSI Keywords – Simples, mas poderosas

by Vicente Sampaio

Você já ouviu falar em LSI keywords? Se você não trabalha com SEO provavelmente você nunca tenha visto esse nome, mas esse é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença na hora de otimizar um site e conseguir excelentes resultados no posicionamento.

Acompanhe o artigo completo que fiz explicando o que é LSI e como isso pode ser crucial para o sucesso ou fracasso do seu conteúdo.

O que são LSI Keywords?

Pra começar eu poderia chamar palavras-chave LSI, mas convenhamos que fica horroroso, concorda? Então vamos continuar com o nome LSI Keywords.

Na tradução livre, seria algo como palavras-chave semânticas (Latent Semantic Indexing). São palavras relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo. O Google usa essa proximidade semântica para entender do que se trata o conteúdo e não trazer resultados errados para o usuário.

É através desse fator que o Google entende o significa do que está escrito no texto. Esse ponto é determinante para o seu conteúdo aparecer bem posicionado ou não.

Nos primórdios do Google e de outros mecanismos de busca, o algoritmo apenas buscava palavras-chave, sem levar em conta a semântica e o contexto em que estavam inseridas. Dessa forma os resultados não eram tão precisos.

O algoritmo foi aperfeiçoado e acabou com spam de palavras-chave (ou pelo menos tentou acabar). Antes, se você colocasse a palavra-chave que desejava posicionar várias e várias vezes dentro de um conteúdo, com uma repetição exagerada mesmo, você conseguia excelentes posições no Google.

Mas o Google acabou com essa brincadeira…

É através da semântica que os buscadores identificam se você está tentando falar da ‘manga’ fruta ou da ‘manga’ de uma blusa. O algoritmo varre todo o texto e consegue ver palavras relacionadas à fruta ou ao vestuário para trazer resultados precisos para o usuário.

Entendido até aqui? Então vamos ver isso na prática.

LSI Keywords na prática

Você parou pra pensar como o Google adivinha a sua intenção de busca quando você procura algo mais genérico?

Por exemplo, se você pesquisar por ‘canto’ no Google, o buscador pode te dar resultados sobre ‘cantar’ ou sobre ‘canto da sala’.

lsi keywords palavras chave

Quando a busca é muito genérica, o buscador não consegue identificar o que você está buscando e vai mostrar resultados que as pessoas mais buscam para tentar te entregar o resultado correto.

Agora se você fizer uma busca mais refinada, como ‘aula de canto’, o Google vai conseguir entender que você está falando de cantar e não de um lugar da sala.

Quanto mais específica for sua busca, mais assertivo vai ser o resultado do Google. Por isso eu sempre falo para focar em palavras de cauda longa. Olha a dica aí, galera!

Como encontrar LSI keywords?

Existem várias ferramentas que você pode usar para encontrar palavras-chave de proximidade semântica. O próprio planejador de palavras-chave do Google pode ajudar:

exemplo de palavras chave lsi planejador google

Os primeiros resultados que o Google dá são por relevância, isso significa que são resultados intimamente relacionados à sua palavra-chave principal.

Outra forma de encontrar palavras LSI é através das sugestões do Google:

exemplo lsi keywords aula de canto

Bem simples. As pessoas que complicam 🙂

Um método mais “profissa” de encontrar palavras-chave LSI é usando a ferramenta LSI Graph. Ela é online e gratuita, então é só acessar e mandar bala!

lsi graph palavras

Agora que você tem 3 formas de encontrar as LSI keywords, vamos entender como implementá-las no conteúdo.

Como usar as LSI Keywords?

A melhor forma de explicar isso é com um exemplo.

Digamos que você vai escrever sobre a cor laranja e o título fosse “Laranja, a tendência desse verão”. Como você pode perceber, o título está bem genérico e pode remeter à fruta laranja, já que é uma fruta bem consumida no verão. Mas estamos querendo ser encontrados para a cor laranja, correto?

Nesse caso você precisa inserir palavras referentes à cor laranja, moda e vestuário. Palavras como roupa, tendência, moda, modelo, look são bem-vindas para mostrar ao Google do que se trata o conteúdo em questão.

Evite a repetição exagerada de palavras-chave. Isso além de não funcionar para SEO, ainda atrapalha a leitura do visitante.

Onde colocar as LSI Keywords?

Não existe um padrão, o objetivo é ser o mais natural possível. A ideia é espalhar essas palavras por todo o conteúdo.

  • Título
  • Descrição
  • URL
  • Texto âncora
  • Imagens
  • Primeiro parágrafo
  • Meio do texto
  • Último parágrafo

Muitas pessoas (muitas mesmo) não levam isso em consideração e acabam errando a mão no mais básico do SEO. Como coloquei no título, é algo simples, mas que faz toda a diferença na hora de posicionar um conteúdo.

Deixe o seu comentário. Vamos conversar!

Arquivado em: SEO

Comentários

  1. José Rodrigues diz

    14/10/2015 em 10:06

    Muito show Vicente, faz todo sentido o que você discorreu nesse artigo, LSI, nunca tinha ouvido falar sobre esse termo ou sigla. Gostei muito (gosto) de suas dicas, simples, porém essenciais.

    abraços…

  2. Claudio Gomes diz

    14/10/2015 em 13:12

    Vicente na parte “Onde colocar as LSI Keywords” também é aconselhado colocar na imagem.

    • Vicente Sampaio diz

      14/10/2015 em 15:58

      Bem lembrado, Claudio. Atualizei lá!

  3. Nathan Araujo diz

    14/10/2015 em 16:11

    Muito bem explicado!

  4. Marcos Penny diz

    15/10/2015 em 07:08

    Como sempre uma dica espetacular, de outra forma de colocar, pois no curso você já fala quando for fazer o conteúdo do site ou artigo…
    Um abraço e Parabéns..

    Atenciosamente

    Marcos Penny

    • Vicente Sampaio diz

      16/10/2015 em 02:56

      Obrigado, Marcos. Grande abraço!

  5. Marcelo Lynx diz

    20/10/2015 em 08:43

    Grande Vicente!
    como sempre dando uma aula de SEO! só tenho a agradecer por disponibilizar esses conteúdos de qualidade aqui no seu site. parabéns!

    • Vicente Sampaio diz

      22/10/2015 em 03:10

      Obrigado. Sucesso!

  6. Luciano Lopes diz

    22/10/2015 em 11:36

    Dica sensacional Vicente! Tenho acompanhado seus conteúdos. Me tornei aluno do Atirador de Elite nesta semana: curso FBB – Fantástico, Bonito e Barato! E agora to revendo a maioria de suas postagens. Sim, é possível ter acesso a conteúdos muito relevantes sobre marketing digital sem investir grana estratosférica. Parabéns pelo modelo de negócios! Abs.

    • Vicente Sampaio diz

      22/10/2015 em 15:44

      Olá, Luciano. Estamos juntos nessa. Obrigado pelo seu comentário!

  7. Gustavo Fernandez diz

    12/11/2015 em 18:33

    Vicente, Qual seria a diferença maior entre as Palavras de Cauda Longa e as LSI?
    Pois as buscas para achar LSI e Cauda longa é a mesma forma não é? Pelo Google Sugestions por exemplo..

    Ou as LSI são palavras para usar pelo texto alem da palavra chave de cauda longa escolhida?

    Valeu

    • Vicente Sampaio diz

      21/11/2015 em 10:17

      Oi, Gustavo. As LSI são palavras relacionadas dentro de uma página. Se serão cauda longa ou não é outra história 🙂

  8. Mestre Search diz

    01/05/2016 em 01:49

    Obrigado pela dica Vicente!

Alterado com por Vicente. Criado com Genesis.