Onde Aprendo SEO – Meus Mentores, Blogs e Fóruns

Conhecimento é poder. Quanto mais aprendemos, mais ganhamos. Se você não investe em aprender mais, você está perdendo oportunidades de se destacar e alcançar seus objetivos.

O que eu vou mostrar hoje é a minha fonte de conhecimento na área de SEO. Então confere a lista de blogs, mentores e fóruns que eu sigo e recomendo que você também siga caso queira ter resultados extraordinários.

Antes de irmos para as fontes de fato, eu devo informar que SEO não é uma ciência exata, portanto não basta ler meia dúzia de artigos, colocar em prática e achar que vai ter resultado. O que você precisa entender é que cada uma dessas fontes possui conteúdos que servirão como base para você praticar, testar e adaptar para que consiga alcançar seus objetivos.

Muitos profissionais têm medo de compartilhar suas fontes e perderem mercado. Mas eu acredito que o conhecimento deve compartilhado e um bom profissional não tem medo de ser passado pra trás, concorda?

A maioria parte do que você vai ver pela frente são conteúdos em inglês. Sim, nessa altura do campeonato eu acho que já ficou claro que você precisa saber o básico de inglês para encontrar novas oportunidades. Caso você não saiba nada do idioma da terra do Tio Sam, use o Google Tradutor. Não é o ideal, mas quebra um galho e já vai destravar sua mente para novos caminhos.

Separei em 3 categorias: blog, mentores e fóruns. Na categoria blogs, vou apresentar blogs que leio com frequência e que são minha fonte de conhecimento técnico e de atualizações sobre o mundo do SEO. Na parte dos mentores, separei alguns nomes que considero ser os melhores do mundo no assunto e na parte de fóruns você vai conhecer a “caixa preta”, pois é de lá que aparecem as mais inusitadas, loucas e eficientes técnicas e estratégias práticas. Bora lá!

Blogs

Backlinko

O Brian Dean é uma das maiores autoridades de SEO no mundo. Esse blog tem 2 coisas que eu gosto muito e sempre tento aplicar aqui também: prática e linguagem simples.

O Backlinko tem um conteúdo muito organizado e com estratégias bem explicadas para você aplicar e ter resultados, sem meias palavras. Prepare-se para ler textos gigantes.

Link: http://backlinko.com/

ViperChill

Esse talvez seja o profissional mais novo da lista. Um garoto chamado Glen mostra o outro lado da moeda no mundo SEO. Esse é um dos mais conhecidos nomes no segmento, mas diferente de outros blogs, ele não mostra estratégias e métodos. Ele foca seus textos em ideias, insights e estudos de caso. É um excelente lugar para abrir a mente para novos negócios.

Link: http://www.viperchill.com/

Darkent

Esse é o único em português da lista. Apesar do fundador ser peruano, ele escreve em português (ou quase isso). Nesse blog você vai aprender sobre SEO Black Hat, então se você tem algum tipo de preconceito com isso, recomendo nem entrar. O Alejandro é fera no assunto e é um cara que aprende uma coisa nova por dia. Conheci ele há mais ou menos 2 anos e já fizemos até um treinamento juntos em São Paulo.

Link: http://www.darkent.com/

Matthew Woodward

Esse blog mistura métodos práticos, com guias passo a passo e técnicas White e Black Hat. Para quem quer saber na prática como otimizar um site e não tem medo de fazer acontecer, esse é o blog certo. Os conteúdos são em texto e em vídeo e apresentam de forma clara como otimizar um site para chegar no topo das buscas.

Há conteúdos que valem mais que muitos cursos que encontramos por aí. O problema é o idioma inglês, que pode ser uma barreira para alguns, e o fato de que precisamos adaptar algumas coisas para o mercado brasileiro.

Link: http://www.matthewwoodward.co.uk/

Mentores

Alex Becker

Becker é um desenvolvedor de programas e profissional de SEO que possui treinamentos na área. Ele costuma fazer webinários e dar treinamentos gratuitos no YouTube, além de ter cursos pagos sobre SEO e marketing digital.

Além de SEO, ele aborda assuntos como empreendedorismo de uma forma irreverente, chegando a falar palavrões e usar um tom sarcástico muitas vezes. Para quem não gosta desse tipo de linguagem, não recomendo, mas para quem gosta de um papo descontraído, é um bom profissional pra seguir.

Ele é um dos caras que eu sigo não só em relação a SEO, mas em relação a negócios e empreendedorismo também.

Link: http://source-wave.com/

Fóruns

Black Hat World

Um dos maiores fóruns de SEO Black Hat mostra técnicas e ideias sobre o “lado negro” do SEO. Nesse fórum você vai ver coisas que nunca imaginou que existia e vão explodir sua cabeça.

Se você gosta de testar coisas novas e é louco por novidades, esse é o lugar certo. Aqui ninguém vende o que não funciona e o conteúdo é bem direto. É totalmente válido acessar o fórum para descobrir coisas de outro mundo que geram muito dinheiro.

Link: http://www.blackhatworld.com/

Warrior Forum

Um dos maiores e melhores fóruns de marketing digital do mundo. Nesse fórum não tem meia conversa, aqui os participantes mostram técnicas, estratégias, ferramentas e métodos que funcionam e trocam ideias sobre o que dá e o que não dá certo.

Esse fórum é um verdadeiro parque de diversões para quem quer aprender sobre SEO e marketing digital em geral. Na primeira vez que eu acessei, eu passei mais de 3 horas grudado no notebook querendo aprender tudo, mas recomendo moderação.

Essa dica de fórum vale pelo menos uns R$ 10.000, mas fica de cortesia pra você que acompanha o blog 😉

Link: http://www.warriorforum.com/

Conclusão

Aí estão minhas principais fontes de conhecimento, mas existem mais algumas que posso falar em outra oportunidade. Acredito que com esse material você já consiga ter excelentes resultados com o seu negócio online.

Eu posso até arriscar em dizer que você só não tem resultado se não quiser. O conteúdo está aí, basta querer aprender e aplicar. Não existe segredo ou fórmula mágica. Existe trabalho, e muito!

Sair da versão mobile