SEO para Youtube – O Guia Definitivo

O Youtube é a segunda maior fonte de pesquisas do mundo, perdendo apenas para o Google. Isso significa que estar no Youtube é uma grande oportunidade para você receber muito tráfego para os seus projetos. Para ter uma ideia, o Youtube recebe em média 30 milhões de visitantes por dia. Hoje eu vou mostrar como posicionar bem um site no Youtube e aumentar o tráfego e as vendas do seu site.

Se você estiver fora do Youtube, está perdendo muitas vendas. Estar no Youtube não é uma questão de escolha, mas de necessidade.

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Meu resultado com SEO para Youtube

Eu tenho alguns vídeos posicionados no Google. Não apenas no meu canal principal, mas em alguns projetos menores. Antes de iniciarmos, quero apresentar um exemplo de vídeo que eu posicionei e me trouxe tráfego qualificado.

Agora vamos ao passo a passo que eu uso nos meus projetos e com os meus clientes para chegar no top #5 do Youtube.

Passo 1 – Encontre palavras-chave para vídeos

Como em um trabalho de SEO comum, nós precisamos iniciar fazendo uma pesquisa de palavras-chave.

Diferente do SEO para o Google, nós vamos buscar resultados do Youtube na primeira página do Google. São as palavras-chave para vídeos.

Você já deve ter se deparado com resultados de pesquisa que ao invés de mostrar páginas, são mostrados vídeos do Youtube:

Em tese, o Google tende a apresentar resultados em vídeo para esses tipos de palavras:

Por que isso é importante?

Digamos que você otimize o seu vídeo para uma palavra-chave que não apresenta resultados em vídeo no Google, como mostrado no exemplo anterior. Nesse caso, você receberia tráfego apenas do Youtube.

Mas se você otimizar o seu vídeo para palavras-chave que o Google apresenta em forma de vídeo nos seus resultados, você receberá tráfego do Youtube e do Google.

Como encontrar palavras-chave para vídeos

A maneira mais simples para encontrar essas palavras é buscar palavras no seu nicho.

Procure por palavras que você procuraria se estivesse procurando um vídeo sobre o assunto desejado e que tragam resultados no Google. Veja o exemplo:

Uma vez que você encontrou palavras que trazem vídeos nos resultados do Google, é hora de ver quantas pesquisas mensais essa palavra tem no Planejador de Palavras-chave do Google.

Você não precisa encontrar palavras com volume de buscamuito altos. A partir de 300 pesquisas mensais é um bom número.

Por que 300 pesquisas mensais?

Se uma palavra tem pelo menos 300 pesquisas mensais, provavelmente você receberá uma quantidade razoável de cliques dentro do Youtube. Posicionando bem esse vídeo no Google, você ainda conseguirá receber muitos acessos.

O importante é receber tráfego de qualidade e não qualquer tráfego, como de palavras mais genéricas.

Vamos ver um exemplo real no nicho de SEO

Como o meu blog é sobre SEO, eu quero estar bem posicionado para assuntos relevantes a SEO, como “como posicionar o site no Google”, “curso de SEO online”, “curso de SEO no Youtube”, entre outros.

Aqui está um resultado do Google quando as pessoas buscam por assuntos relacionados a curso de SEO gratuito no Youtube:

Agora vamos para outro fator muito importante na hora de posicionar um vídeo. O conteúdo!

Passo 2 – Faça um vídeo que prenda a atenção

Como em qualquer negócio, qualidade é fundamental.

Você não precisa contratar um estúdio de filmagem, nem ter equipamentos profissionais para fazer algo bem feito. No meu caso, eu usei o chamado Screen cast, que é a filmagem da tela do computador. Se você não tem equipamento bom o suficiente para filmar, essa é uma boa solução para criar vídeos.

Por outro lado, alguns nichos necessitam de filmagem para dar certo, como no caso do nicho de maquiagem e de gastronomia. É fundamental mostrar o passo a passo com uma câmera, pois caso contrário fica difícil entender, não é verdade coleguinha?! Nesse caso você precisa ter um equipamento que filme pelo menos em HD (qualquer smartphone mediano faz isso) e uma boa iluminação.

Bom, de qualquer forma você precisa ter um mínimo de qualidade E/OU um conteúdo que prenda a atenção do usuário por boa parte do vídeo.

Por que eu coloquei E/OU ali? Porque existem vídeos com qualidade horrível que têm um conteúdo tão bom que acaba compensando a qualidade ruim. Mas isso não é regra. Junte uma boa qualidade e um bom conteúdo e tenha uma excelente retenção de visualizações.

Aqui estão algumas métricas importantes para um vídeo ficar bem posicionado:

Para ver as métricas dos seus vídeos, basta ir no seu canal e procurar pelo Analytics:

A grande “sacada” é ter essas métricas positivas sempre. Isso é sinal que seu canal está evoluindo e o Youtube leva todos esses dados em consideração.

Faça vídeos em torno de 5 minutos ou mais

Vídeos curtos só se forem virais. Vídeos de conteúdo geralmente têm essa média ou até mais. Se você analisar os vídeos que estão no topo do Youtube, verá que todos estão com essa média de tempo.

Como você viu, todos com 5 minutos (ou quase 😛 ) ou mais.

Um vídeo curto demais não dá tempo de passar conteúdo de forma clara geralmente. Vídeos longos podem ser cansativos, mas se o seu conteúdo for excelente as pessoas assistirão até o final.

Beleza! Agora que temos o vídeo, é hora de otimizá-lo.

Passo 3 – Envie seu vídeo pensando no YouTube

Esse é o momento de configurar seu vídeo para ser encontrado.

Nome do arquivo

Tenha sempre em mente que o arquivo do seu vídeo deve ter a palavra-chave que deseja ranquear ou algo relacionado. Não deixe seu vídeo com o nome que fica após a gravação.

Título do vídeo

O seu título deve ter pelo menos 5 palavras. Assim você conseguirá abranger uma boa quantidade de palavras relacionadas ao seu vídeo.

Dica do Tio Vi: Coloque a palavra-chave principal logo no início do título.

Descrição

A descrição do seu vídeo é muito importante. O Google e o Youtube lêem o texto da sua descrição e do seu título para saber que assunto você está apresentando.

Alguns conceitos básicos para sua descrição:

Tags

Não são a coisa mais importante como muitos pregam, mas é interessante usar. Apenas coloque palavras relacionadas ao assunto do seu vídeo.

Não faça a besteira de colocar tags que não tenham a ver com o seu vídeo, pois o Google pode ver como spam e diminuir a relevância do vídeo.

Passo 4 – Consiga visualizações

Depois de subir o vídeo otimizado o próximo passo não é só ficar sentado esperando chover visualizações.

Os primeiros minutos são essenciais para o sucesso do seu vídeo.

Divulgue em todos os lugares que tiver disponibilidade. Use e abuse de Twitter, Facebook, G+, fóruns, seu site ou blog e por aí vai.

Lembre-se que tráfego orgânico não é apenas tráfego vindo naturalmente do Google e do YouTube. Existem inúmeras fontes de tráfego que você pode aproveitar.

Dessa forma você receberá visualizações de qualidade e terá engajamento suficiente para seu vídeo começar a ganhar relevância no YouTube.

[Update] Curso Gratuito de SEO para YouTube

Resolvi fazer um treinamento gratuito sobre SEO para YouTube em vídeo para mostrar na prática o que é e como funciona o SEO para vídeos. O treinamento você confere abaixo:

Vídeo 2 – Títulos, tags e descrição

Vídeo 3 – Turbinando os vídeos

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é preciso para ter um vídeo bem posicionado, use a abuse dessas dicas para ganhar visualizações e inscritos no seu canal.

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