7 Formas de Aumentar a Autoridade do seu Site

Colocar um site na primeira página do Google requer muito mais que um conteúdo bem otimizado. Para ter bons resultados com tráfego orgânico, seu site precisa ter autoridade. Mas pera ae, tio Vi. Como meu site vai ter autoridade se ele nem é uma pessoa?

Ok, deixa eu te explicar o que é essa autoridade e te apresentar 7 formas para aumentá-la e ter melhores resultados nas buscas.

Antigamente, o Google tinha uma métrica chamada Page Rank (PR). Essa métrica servia para medir a força/autoridade de um site na internet. O PR variava de 0 a 10 e você ainda pode visualizar essa métrica através de algumas ferramentas, como o SEOQuake, por exemplo.

O tempo passou e o Google resolveu deixar de atualizar o Page Rank. Sites mais antigos ainda apresentam PR se você analisar em alguma ferramenta, mas esse dado não está mais sendo atualizado e os novos sites não terão essa métrica disponível.

Para a comunidade SEO não ficar na mão, a MOZ desenvolveu outras métricas para serem utilizadas no lugar do PR. São as métricas de Page Authority (PA) e Domain Authority. Essas são umas das principais métricas no mundo do SEO e são muito usadas na hora de analisar sites concorrentes.

Domain Authority (PA) é a autoridade do domínio, ou seja, no meu caso seria vicentesampaio.com.br. Page Authority (PA) é a autoridade de uma página específica, nesse caso, a página www.vicentesampaio.com.br/seo/aumentar-a-autoridade-site/. Quanto maior essas métricas, significa que mais tráfego e maiores rankings seu site possui.

Obviamente, essas métricas são a consequência de um trabalho de SEO e não a causa.

Geralmente, essas métricas são adquiridas naturalmente por uma série de fatores, mas é completamente possível incrementá-las com alguns pontos que vou falar nesse post. Antes de começarmos, vamos entender algumas coisas sobre essas métricas:

Qual valor de um bom DA?

Métricas são muito relativas. Um site com DA 10 pode ser muito para um nicho e ser considerado baixo para outro. Sites como Facebook, YouTube e Google têm DA 100 e chegar lá pode ser improvável.

Sites e blogs com DA acima de 50 são geralmente influenciadores da mídia e possuem uma audiência grande. Por outro lado, isso não é tudo. Talvez um site com DA 50 não seja capaz de competir com um grande portal com DA 70 ou 80, por exemplo. Esses sites geralmente possuem muito tempo de vida, alguns com mais de 10 anos de existência.

Bom, como já falei, essas métricas são apenas números. Portanto não se deixe desanimar se os seus números não forem altos. É preciso fazer um trabalho sólido de SEO e ter paciência para alcançar os objetivos.

Aumentando a autoridade do seu site

Como não podemos mudar o tempo, eu separei 7 pontos que você pode trabalhar para melhorar suas métricas.

Devo salientar mais uma vez que apenas focar nesses números não vai te trazer sucesso, portanto é importante ter uma estratégia de SEO completa e bem definida para não ter nenhuma frustração.

Recado dado, vamos ao que interessa.

#1. Consiga mais backlinks

Um dos fatores que mais influencia o DA e PA é a quantidade de backlinks. Antes que você saia gerando links feito louco em qualquer site, saiba que apenas a quantidade de backlinks não é suficiente. Duas outras coisas precisam ser levadas em consideração:

  1. Links de lugares diferentes. Se você conseguir 200 links mas de um único site, de nada adianta. É melhor ter 50 links de 50 sites diferentes do que muitos links do mesmo site.
  2. Sites com alguma autoridade. Também não adianta conseguir links de site sem autoridade alguma. O impacto será muito baixo.

Se você não tem ideia de como conseguir links, aqui no blog eu mostro algumas formas de obter links. Você pode acessar aqui, aqui, aqui e no curso de SEO aqui.

 #2. Diversifique seus backlinks

Quando falamos de quantidade de backlinks, algumas pessoas podem pensar que basta criar vários links a partir de um mesmo site que funcionará, mas isso não é bem verdade.

Você precisa diversificar seus links.

Receber muitos links de um site só pode até ser prejudicial para o seu site, pois o Google pode entender isso como manipulação e spam e seu site pode ser penalizado. Imagina um site recebendo 1.000 links do mesmo lugar. Estranho, não?!

#3. Faça uma estrutura de links internos

Outro fator muito importante, mas que muitas pessoas acabam não dando tanta importância é a linkagem interna.

Enxergue seu site como um corpo humano, no qual todos os órgãos devem estar interligados de alguma maneira. Se cortar uma artéria, por exemplo, seu organismo estará prejudicado. A mesma coisa acontece com seu site. Se alguma página deixa de linkar para outra, seu site está perdendo “sangue” (em SEO chamamos de juice).

O ideal é fazer com que todas as partes do seu site se interliguem. Existe uma forma eficiente de fazer linkagem interna que eu mostro no post sobre SILO que você pode acessar aqui.

#4. Crie conteúdos épicos

Eu sei que apenas conteúdo não é suficiente para posicionar um site no Google, mas você escreve seus conteúdos para o Google ou para pessoas?

Se você escreve artigos medíocres, ninguém irá recomendá-los, logo você deixa de receber links de outros sites.

Se você escreve artigos épicos, que enchem os olhos dos leitores, você receberá muitos compartilhamentos e links, além de comentários e até admiradores do seu trabalho.

Pode parecer bem óbvio, mas a maioria dos blogs não faz. Você quer ter um site como a maioria ou quer se destacar? Pare de criar conteúdos superficiais que dão apenas tapinhas nas costas dos leitores e não entregam nenhum real valor. Passe a fazer textos excelentes, do tipo que você leria e compartilharia.

#5. Branding

Esse é um fator subjetivo, mas é essencial falar da sua marca por 2 motivos:

  1. Uma marca forte é lembrada pelas pessoas.
  2. Quando as pessoas procuram pela sua marca no Google, seus rankings tendem a melhorar.

Com uma marca forte as pessoas vão lembrar de você quando pensarem naquele assunto que você aborda. Faça um teste. Qual site/marca vem na sua cabeça quando o assunto é marketing digital? E quando o assunto é reserva de hotel? E notícias? E saúde? Com certeza você pensou em alguma marca para cada um desses assuntos. Imagine-se tendo um site referência em um determinado mercado e conquistando um espaço na mente das pessoas.

Outro ponto importante é que testes mostraram que quando as pessoas buscam por uma marca, o Google entende que aquela marca é importante e passa a dar mais relevância para aquele site. Veja esse gráfico do SearchMetrics sobre os 30 principais fatores de posicionamento do Google em 2015. A parte “Search volume domain name” é exatamente sobre isso. Note que o impacto, de acordo com o gráfico, é muito alto para esse fator.

#6. Otimize as Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais não é novidade para ninguém que trabalha com marketing digital, mas talvez você não saiba que isso influencia diretamente seu site.

Ter links provenientes do Google+, do Facebook, do Twitter e demais redes pode influenciar positivamente na relevância do seu site. Basicamente o Google entende que um site que está tendo bastante compartilhamento nas redes sociais deve ser interessante.

Antes que você diga “mas o carinha lá do Google, o Matt Cutts, disse publicamente que fator social não influencia” eu te respondo, você acha mesmo que o Google iria dizer o que funciona e o que não funciona para seu site aparecer bem posicionado nas buscas, quando na verdade ele quer vender mais e mais anúncios do Google Adwords? HÁ CONTROVÉRSIAS.

Esse artigo do Kiss Metrics aborda muito bem esse assunto, mas para facilitar pra você eu vou resumir e dar minha opinião sobre isso.

O artigo aborda vários pontos pelos quais você deve investir em Social Media, mesmo com o anúncio oficial do Google afirmando que não há impacto no ranking. Resumidamente, o artigo fala que as redes sociais transmitem credibilidade, promovem engajamento, geram tráfego, solidificam sua marca e isso, direta ou indiretamente, influencia nos resultados de busca.

#7. Tenha paciência

Um dos melhores conselhos que posso dar acerca de SEO é: tenha paciência.

Tráfego orgânico leva tempo e é preciso ter paciência para ver os resultados chegarem. Não entre em um projeto de SEO pensando no curto prazo. Há casos que você poderá ter resultados em curto prazo, mas isso não é o comum. Por isso quero que você entenda que esse tipo de tráfego é algo que pode levar meses para te dar resultados satisfatórios.

Obviamente não quero te desanimar, mas também não posso ser desonesto com você. Faça o certo e tenha paciência que o resultado virá. Tudo é uma questão de tempo.

Gostou do artigo? Aproveita para compartilhar nas redes sociais (e ajudar o site a aumentar a autoridade) e deixa seu comentário.

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