A estrutura Silo talvez seja um dos métodos mais eficientes de otimização interna que exista atualmente. Posso estar exagerando, mas há quem diga que essa técnica por si só seja capaz de levar um site para a primeira página do Google. Bom, então é sobre isso que vamos falar agora.
Esse é um assunto que vem sendo muito falado nos fóruns e grupos atualmente e sempre acontece uma confusão no conceito do método. Isso por que realmente pode parecer complicado à primeira vista.
O que é Silo?
De acordo com o Wikipedia, Silo é:
Silo é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados.
E o que isso tem a ver com meu site, rapaz?
A estrutura Silo de um site nada mais é que a organização da arquitetura das páginas de forma que a relevância passe por todo o site, dando força para todo o site.
Pareceu complicado? Deixa eu te explicar melhor com essa imagem:
A ideia é organizar o site com objetivo da relevância passar por todo o site. Organizar o site já não é novidade, pois desde o início o Google afirmava que seu objetivo principal era passar a informação ao usuário de forma organizada e clara.
Como você pode ver na imagem, a página inicial está linkando as categorias, que por sua vez linkam os posts. Estes por último linkam as categorias ou outros posts, com intuito de passar a relevância entre eles.
Esse não é o único modelo de estrutura Silo e existem outros, como reverse Silo, por exemplo.
Eu não quero te passar o modelo ideal, até por que isso não existe. Eu quero te mostrar a ideia por trás dessa estrutura. Eu preparei um vídeo mostrando os conceitos da Silo pra que você possa entender melhor a essência do método:
Como fazer Silo na prática?
Eu gravei um vídeo mostrando como fazer a estrutura Silo na prática e do zero. Dessa forma, o entendimento fica bem mais fácil de entender. Esse modelo que uso no vídeo é um pouco diferente do exemplo da imagem acima e por ser mais contextual, possui mais vantagens e se torna até mais eficiente.
Esse vídeo faz parte do meu treinamento Gerador de Tráfego, mas eu editei para liberar publicamente. A versão comentada e estendida é exclusiva de alunos, beleza?
A página inicial (Home)
No exemplo do vídeo vemos que a página inicial possui o menu com as categorias na barra lateral de navegação e os posts.
A página inicial é a página mais forte do seu site, então queremos que ela passe relevância para as páginas internas.
Categorias
As categorias devem conter um texto de 300 – 700 palavras, como mostrado no exemplo:
E os links dentro delas devem ser contextuais para as páginas internas. Eu coloquei links nas palavras-chave que tem ligação com as páginas que estão sendo apontadas.
Páginas
Essas são as páginas que você quer de fato posicionar nos buscadores. Pode ser página de venda, landing pages, posts. A ideia é passar relevância para essas páginas e melhorar o posicionamento delas para serem encontradas.
Conclusão
Muitas pessoas fazem confusão com esse modelo de arquitetura, mas a verdade é que não há segredo algum. A ideia é bem simples. Alguns vão falar “é só isso? está errado”, mas sim, é só isso.
Comece a aplicar essa estrutura no seu site e veja os resultados. Até mais!
Marcia diz
Excelente Artigo, este artigo pra mim valeu mais que vários curso que comprei, estou feliz por ainda ter pessoas como você neste mundo empreendedor digital….
Parabéns!
Alexandre diz
Parabéns Vicente, excelente artigo e os vídeos são bem explicativos. ótimo trabalho!
Gil Conceição diz
Se eu entendi bem é o que você já fez aqui no blog, ou seja, sua página inicial possui um texto otimizado e apontando para artigos e páginas. Algumas pessoas torcem o nariz por fugir a estrutura bonitinha dos blogs mas para os motores de busca é muito bom. Valeu!
fernando santos diz
Bem legal! Já conhecia a técnica e aplico em alguns jobs. mas tô entrando aqui, e como te acompanho com regularidade, me sinto no direito de lhe perguntar lhe puxar o orelhão: Por que raios não tem um campo de busca no blog? Isso é tática só pode ser, rsrsrsrsrsrsrsrs. Abços!
Vicente Sampaio diz
Para as pessoas buscarem? hahaha
Marcos Aguiar diz
Parabéns Vicente, forma simples e objetiva de explicar o que muita gente complica demais. Fiquei com uma dúvida? No vídeo você cria os links na descrição da categoria e na demonstração do resultado quando clica neles, reparei que esses links abrem os posts em uma nova aba do navegador. Seguindo o conceito de Silo apresentado no primeiro vídeo, isso não seria mandar o usuário para fora do seu site, o correto não seria abrir na mesma aba e o usuário ter no menu lateral a possibilidade de navegar entre os posts dessa categoria, ou voltar para home ou mesmo ir para outra categoria?
Vicente Sampaio diz
Tanto faz. Gosto de uma nova aba, pois quando ele deixa duas páginas do meu site abertas, o tempo fica correndo com a página aberta e o Google entende que ele permaneceu mais tempo no meu site, entende?
Fabio Mendes diz
Muito interessante essa estrutura vicente, estou começando um novo projeto e foi de muita utilidade esse ensino! Parabéns pelo Blog, excelente conteúdo! CONTINUE NESSA FORÇA. ABRAÇOS
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Fabio. Sucesso!
Mateus Victor diz
Olá Vicente
Extraordinario conteúdo, valeu por compartilha-lo conosco
abraço
Brendon Quintanilha diz
Artigo muito bem explicado e detalhado professor! Você é uma dos 3 mentores que sigo em minha carreira com o marketing digital e confesso que devo a você todo conhecimento e mente aberta referente a SEO, que era algo que eu odiava antigamente e passei a ter como hobby depois de suas aulas! Só aplicando a estrutura silo depois de assistir um hangout seu eu consegui subir várias posições para alguns artigos de nicho! Grato! Um forte abraço!
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Brendon. Fico feliz em ajudar. Abraço e muito sucesso!
Jobair diz
Vicente, parabéns por mais um belo post.
Tem alguma forma de conseguir subir a posição de artigos específicos?
Você ensina isso no seu curso?
Abraço!
Vicente Sampaio diz
Obrigado, Jobair. Ensino sim. Abraço!
Kleber Andreine diz
Muito TOP o Conteúdo de Excelente Qualidade, Obrigado por Compartilhar! Valeu
abel gonçalves diz
Vicente Sampaio. ja falei tu é demais o meu. gostei muito.
Vicente Sampaio diz
hahaha obrigado, Abel. Fico feliz pela confiança. Abraço!
Kleber Andreine diz
Parabéns Vicente, seu conteúdo tem me ajudado muito… Obrigado por Compartilhar.
Marcos Medrado diz
Vicente, os links de menu e os que estão no footer (normalmente de menu também) + os conteúdos nas sidebars, já não estaria fazendo esse papel (links)? ou você se refere aos posts em si que devem ter esses links para outros lugares dentro do site?
Vicente Sampaio diz
Esse tipo de link não é relevante.
Fabio Vasconcelos diz
Olá Vicente,
Realmente esta estratégia é muito poderosa. No meu caso meu blog já tem uma grande quantidade de artigos seria uma grande dor de cabeça fazer toda a estrutura mostrada no artigo, eu preferi usar o plugin do Anderson de Silo, em poucos minutos já tenha uma estrutura Silo em meu blog.
Parabéns pelo artigo.
Abs!
Erik diz
Muito obrigado Vicente,
Consegui tirar todas as minhas dúvidas. Vou modificar o meu blog. Um forte abraço !!!
Juan diz
Finalmente eu consegui compreender o que é essa tal de SILO, que tanto comentam em grupos de SEO no Facebook. Seu artigo foi único que vi que aborda esse assunto em nosso idioma. Os vídeos também ficaram bem explicativos. Agora é tentar colocar isso em pratica o mais rápido possível.
Vicente Sampaio diz
Sucesso, Juan!
Katia Soares diz
Fiquei me coçando de curiosidade em te perguntar uma coisa Vicente, o modelo que o Viver de blog usa, é um modelo de SILO? Fiquei em dúvida, porque vc falou no vídeo que existem vários modelos de SILO, e no Viver de blog, as páginas estão na barra lateral e não no menú principal.
Para se caracterizar em SILO, tem que estar tudo centrado no menú principal?
Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Vicente Sampaio diz
Oi, Katia. Nunca parei para analisar esse blog. Em relação ao SILO, não tem a ver com o menu, tem a ver com a organização do site em níveis hierárquicos. Entendendo isso, você consegue estruturar qualquer site. Abraço!
Fagner diz
Boa tarde,
Ótimo conteúdo, mas ao invés de linkar apenas o último post na categoria, posso linkar todos?
Na hora de linkar a página inicial para as categorias, apenas o widget de categorias é suficiente ou é necessário eu escrever mesmo um link para cada categoria na pagina inicial?
Obrigado!
Vicente Sampaio diz
Dependendo da estrutura do site você pode adaptar. A ideia é passar relevância entre as páginas.
Ls Cursos diz
Show, Conteúdo 100% TOP! Valeu Vicente Sampaio
hugo diz
Show de Bola Conteúdo Matador! Obrigado Vicente!
Rosenberg diz
Muito Bacana! Vou aplicar no meu site também.
Walteer diz
Empreendedor Digital mentido a engraçado kkkkkkkkkk
Vicente Sampaio diz
Ae!
ana diz
No desenho, os “posts” ou as “categorias” não deviam apontar de volta para a “Home” para fechar o “silo”?
Vicente Sampaio diz
Não necessariamente. Existem vários modelos de SILO, o importante é entender o conceito. Abraço!