Quantos Backlinks eu Preciso para Posicionar meu Site?

Ter links apontando para o seu site é um dos fatores mais importantes para SEO. Ponto.

Agora, quantos links seu site precisa para chegar no topo? É isso que iremos descobrir agora.

Primeiro precisamos entender por que ter links apontando para o nosso site é um fator tão forte. Basicamente o Google entende cada link como um “voto de confiança” e quanto mais votos seu site tem, melhor.

Mas nem todos os votos são iguais.

Pra explicar melhor essa questão de links eu preciso te contar uma rápida história. É rápida mesmo!

Uma breve história do Google

Se você tem mais de 20 anos, provavelmente já usou ou já ouviu falar do Cadê (do Yahoo!), do Altavista ou do Bing.

Esses eram os buscadores mais importantes até pouco tempo. Foi então que surgiram os amigos Sergey Brin e Larry Page e resolveram criar um buscador de sites mais robusto e sofisticado. Para isso eles precisavam de um grande diferencial.

Então surgiu o Page Rank e os backlinks.

Basicamente o Page Rank mostrava a relevância de cada site em uma escala de 0 a 10 e os backlinks seriam os votos de um site pra outro. Essa métrica não existia até então e foi isso que revolucionou o mercado.

Vinha então o Google.

E como funcionam essas ligações?

Com esse novo mecanismo de busca no mercado, os sites precisavam de ligações (links) se quisessem subir no ranking. Logo a internet praticamente inteira ficou interligada por links.

Quanto mais links, melhores posições. Ou quase isso.

No começo do Google, o algoritmo não era tão sofisticado e inteligente como é hoje, então a quantidade de links por si só já era um fator de peso muito grande. Basicamente quem tivesse mais links, conseguia melhores posições. Mas logo o Google se aperfeiçoou e passou a dar prioridade a links de qualidade.

O que são links de qualidade?

Basicamente são links provenientes de sites de grande relevância, ou seja, com alto Page Rank (PR).

Pensando nisso, o que seria mais interessante, 100 links de sites com PR 0 (zero) ou um link de um site com Page Rank 10? Bom, é aí que a história fica interessante.

A empresa Search Engine Land fez um estudo e especulou que cada link vale 5,14 x o PR anterior do mostrado pelo Google. Ou seja, se seu site tem PR 3, o cálculo ficaria 5,14 x PR2.

Seguindo por essa linha, podemos notar o poder que um site com PR alto tem. Sendo assim, a resposta para a pergunta anterior já pode ser respondida.

Quantidade x Qualidade

Com o cálculo do Page Rank podemos perceber que receber links de sites com baixa relevância não vai influenciar muito no posicionamento do seu site. Esses links geralmente são de diretórios, fazendas de links etc e podem até prejudicar ao invés de ajudar.

Então, qual a quantidade ideal de links?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares.

É claro que todo mundo quer uma resposta fácil e simplista assim. Facilitaria muito as coisas, concorda?

Mas se você conseguiu entender o conceito de relevância dos links, percebe que essa pergunta não faz mais sentido. Apenas a quantidade não é suficiente para pôr um site no topo do Google. Um site pode ter poucos links, mas se forem de sites relevantes, isso já pode ser o suficiente.

Outro fator importante na hora de receber um link é que o assunto do site que está apontando seja o mesmo do seu. Pouco adianta receber um link de um site de computadores se você fala sobre novelas.

É claro que existem muitos outros fatores de posicionamento (mais de 200), então dizer que só links serão o suficiente não seria prudente da minha parte. O que eu quero que você perceba é que não existe uma receita de bolo. Existem muitos fatores em jogo.

O que você deve fazer agora?

Agora que você já entendeu que qualidade se sobrepõe à quantidade, o que você precisa é receber links de sites com o assunto relacionado ao seu e que tenham uma boa autoridade.

Isso pode ser feito de várias formas, mas geralmente os links mais poderosos são os conquistados naturalmente, quando outros sites decidem linkar para o seu por conta do seu conteúdo.

Outras estratégias como guest posts e publieditoriais são válidas, mas não são tão simples de implementar.

Se você é iniciante no mundo do SEO, pode encontrar algumas dificuldades na hora de conseguir links ou melhorar a relevância do seu site. Por isso eu preparei um conteúdo que vai te ajudar a colocar seu site no topo das buscas. Basta clicar aqui para ter acesso ao conteúdo.

Aproveite e deixe seu comentário abaixo. Até mais!

Sair da versão mobile