16 Experimentos de SEO que Irão Explodir sua Mente – Parte 3

Chegamos à terceira parte dos nossos experimentos de SEO que estão desmistificando grandes mitos do mundo do Search. Confere aí!

9. Links Para Outros Sites Melhoram o seu Posicionamento

Links externos enfraquecem a autoridade de seu site.

Esta tem sido uma afirmação muito comum no mundo do SEO por algum tempo.

Apesar do Google dizer que linkar para conteúdos relacionados é uma boa prática, por que os profissionais de SEO são contra links de saída?

A ideia é que links externos fazem perder PageRank (relevância). Quanto mais links de saída, mais PageRank você transfere.

E partindo da ideia que perder PageRank significa perder a autoridade, o resultado de linkar para outros sites é posicionamento ruim. Beleza, vamos descobrir se isso é verdade.

Shai Aharony e sua equipe da Reboot colocaram essa ideia à prova em um experimento sobre links de saída (outbound links).

Para o experimento, Shai configurou 10 sites, todos com formatos de estrutura semelhantes.

Cada site continha um artigo único de 300 palavras que foi otimizado para a palavra “phylandocic”. Antes do teste, a palavra “phylandocic” mostrou zero resultados no Google.

phylandocic-zero-results

A fim de testar o efeito dos links externos, 3 links externos foram adicionados em 5 dos 10 domínios.

Os links apontavam para os seguintes sites de autoridade:

  • Oxford University (DA 92)
  • Genome Research Institute (DA 85)
  • Cambridge University (DA 93)

high-domain-authority-sites

Uma vez que os sites foram indexados, os rankings foram analisados.

Aqui estão os resultados:

serp-results-phylandocic

O resultado é claro como a luz do dia.

Cada site que TINHA links externos posicionou acima de todos os sites que NÃO tinham links externos.

Isso significa que você tem um trabalho muito simples a fazer.

Cada vez que você inserir um artigo no seu site, certifique-se de colocar links para sites de autoridade com assunto relacionado ao seu.

Como o experimento da Reboot mostrou isso vai servir para melhorar seus rankings daqui pra frente.

10. Descoberta Surpreendente que Links Nofollow Melhoram o Posicionamento

Outro experimento da IMEC Lab para a seguinte pergunta:

Links “nofollow” tem algum impacto direto nos rankings?

Desde que a informação que links “nofollow” não passam relevância surgiu, você deve estar pensando que links “nofollow” não tem impacto (direto) para SEO.

Esse experimento prova o contrário.

No primeiro de dois testes, os participantes do IMEC Lab apontaram links de 55 domínios únicos para página que estava na posição #16.

no-follow-links-test-1

Depois que todos os links nofollow foram indexados, a página subiu levemente para uma palavra de baixa concorrência.

no-follow-links-test-2

Foi pedido aos participantes que retirassem os links nofollow que apontavam para o site e o resultado foi esse:

no-follow-links-test-3

A página subiu rapidamente para a 6ª posição.

Um crescimento de 10 posições apenas com links nofollow. Nada mal.

Mas isso poderia ser repetido ou foi sorte?

Em um segundo teste, links nofollow foram adicionados a partir de 42 domínios diferentes.

no-follow-links-test-4

(Nota – todos os links eram links contextuais, ou seja, links dentro de um texto ou conteúdo. Nada de links na header, footer, sidebar, widget foram usados no teste)

Após todos os links serem indexados,a página subiu para a posição 6.

no-follow-links-test-5

Um crescimento de 3 posições.

Foi solicitado que os participantes removessem todos os links. A página então subiu para a posição 5.

no-follow-links-test-6

Em ambos os testes os sites aumentaram seus rankings significativamente quanto receberam links nofollow.

O primeiro site subiu 10 posições.

O segundo site subiu 4 posições.

Então a teoria SEO foi colocada por água abaixo?

Rand Fishkin falou que o teste deve ser repetido várias vezes para poder ser conclusivo.

“Minha opinião. O teste deve ser repetido mais 2 ou 3 vezes, mas os dados iniciais sugerem que há uma relação entre melhora no posicionamento com links nofollow contextuais” disse Rand.

Independente da conclusão, como Nicole Kohler mostrou no estudo de caso de links nofollow, links follow ou nofollow geram valor para o seu site.

11. Fato: Links Vindos de Sites com Muitos Links Funcionam

Existe uma crença no mundo do SEO que links vindos de páginas com muitos links não funcionam muito bem.

A teoria aqui é por que muitos links externos desperdiçam muito “juice” (relevância) da página, fazendo com que aquele link apontando para o seu site não tenha muito valor.

Quanto mais links externos um site tem, menos valor ele passa para o seu site.

Essa teoria é reforçada pelo fato que diretórios e outros sites de baixa qualidade que possuem muitos links externos não passam uma relevância significativa para os sites que eles linkam. Por outro lado, links de páginas com poucos links externos são mais valiosos.

Isso foi exatamente o que Dan Petrovic pôs à prova no seu PageRank Split Experiment.

O PageRank Split Test

No seu experimento, Dan configurou 2 domínios (A e B)

Os dois domínios .com e ambos com características similares mas com conteúdo único.

A única diferença é que durante o teste, o site B foi linkado por um site que tem uma subpágina no site http://www.debian.org (PR 7) com mais de 4.225 links externos.

O objetivo do teste era simplesmente ver se algum grau de PageRank é passado quando existem tantos links externos, e que efeito (se houver) isso tem sobre o ranking dos sites que estão linkados.

Se a crença da maioria dos profissionais de SEO é que nada aconteceria, aqui está o que aconteceu:

dejan-page-rank-split-test

Imediatamente após o site B ser linkado do site debian.org (via um site ponte) o site B disparou nos rankings, chegando à posição 2.

De acordo com o update mais recente (3 meses após o teste) o site B manteve-se na mesma posição, apenas perdendo para o primeiro lugar que tem um PageRank 4.

O site A (que não recebeu links) permaneceu firme durante um tempo e depois caiu no ranking.

Então, parece que links vindos de páginas que possuem muitos links externos podem ser valiosos.

Mais um mito quebrado na nossa lista.

12. Links em Imagens Funcionam (Muito) Bem

Como muitos dos experimentos de SEO nesta lista, este surgiu porque um cara tinha um palpite.

A ideia de Dan Petrovic era que o texto em torno de um link desempenha um papel semântico no algoritmo de busca do Google.

Mas, Dan nunca foi capaz de verificar o grau de sua influência ou se tem qualquer impacto real.

Então ele fez este teste para descobrir …

Experimento de Proximidade do Texto Âncora

O experimento foi feito para testar o impacto de vários tipos de links (e seu contexto) nas buscas.

O teste de Dan foi feito com 4 domínios quase idênticos:

http://********001.com.au

http://********002.com.au

http://********003.com.au

http://********004.com.au

Cada um dos 4 domínios foi então linkado a partir de uma página separada em um site pré-determinado. Cada página usou a mesma frase exata, mas com diferentes tipos de links apontando para ele:

001: [frase exata]

Link usando a palavra-chave exata no texto âncora.

002: Texto seguido da [frase exata] com a url http://********002.com.au

Palavra-chave exata dentro de uma frase relevante imediatamente seguida pelo link http:// direto para a página.

003: Link em imagem com a TAG Alt [frase exata]

Uma imagem linkando para a página usando a palavra-chave exata no texto alternativo (tag alt).

004: Texto com a [frase exata] próxima ao termo clique aqui.

Essa variação usou o texto âncora com o termo “clique aqui” e a frase exata próxima ao link.

Qual tipo de links teve o melhor efeito nos rankings?

Aqui estão os resultados:

anchor-rext-proximity-results

Sem surpresa alguma, a frase exata no texto âncora mostrou excelentes resultados.

Mas a surpresa foi que a imagem com a palavra-chave na tag alt (texto alternativo) foi o link que teve o melhor desempenho.

E em relação aos outros dois tipos de link?

O link na palavra “clique aqui” e o link cru (http://) não apareceram nos resultados.

As Lições que Podemos Tirar Sobre Texto Âncora

Esse foi só um experimento isolado, mas mostra claramente que links em imagem funcionam muito bem.

Considere usar estratégias para gerar backlinks a partir de imagens. A equipe da Ahrefs fez um post sobre estratégia de link building com imagens que você pode conferir clicando aqui.

Mas não use apenas imagens para backlinks. Os resultados tendem a ser melhores com uma variedade de backlinks e um perfil natural de links.

Aproveite e veja o post do Brian Dean com 17 fontes de backlinks para você usar.

About the Author
Empreendedor digital metido a engraçado.

9 comments on “16 Experimentos de SEO que Irão Explodir sua Mente – Parte 3

  1. Excelente, seu site é simplesmente a Disneylândia de ensino dos novos empreendedores, obrigada !!!

  2. Josildo disse:

    Olá Vicente, quero te agradecer pelos conteúdos que você tem postado na internet.
    Acompanhando seus posts e vídeos tenho aprendido muita coisa!!!

    Tenho uma pergunta: você tem algum post ou vídeo ensinando a linkar imagens ?? Desde já agradeço!

    1. Vicente Sampaio disse:

      Oi, Josildo. Linkar imagens é muito fácil se você usa WordPress. Basta clicar em cima e ir no ícone de âncora e colocar sua url. Abraço!

  3. marcos disse:

    Boa Vicente, é a quebra de paradigmas

  4. Caramba, Vicente!

    Seu blog é simplesmente um dos melhores quando o quesito é SEO no Brasil. Realmente um dos únicos que expõe ideias novas, atuais e esclarecedoras, sem rodeios e sem conteúdo ultrapassado sobre SEO.

    Muito obrigado pela ajuda, um abraço.

    1. Vicente Sampaio disse:

      Obrigado, Clóvis. Sucesso!

  5. Excelente sua tradução e o seu ponto de vista pessoal.
    Muito importante isso!
    Sempre Vicente como referência de SEO no Brasil.
    Abraços

  6. Bruno Gomes disse:

    Cara, arrepiou nesses artigos. Não só nesses mas como em todos os outros. Sou teu fã, tu sabe. 🙂

    1. Vicente Sampaio disse:

      Você é fera 😀

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