16 Experimentos de SEO que Irão Explodir sua Mente – Parte 4

Chegamos à última parte dos experimentos de SEO e agora você tem um guia completo com estudos e testes feitos com o mecanismo de busca do Google que serão úteis no seu site ou qualquer projeto que envolver SEO.

Se você ainda não leu as outras partes, seguem os links:

16 Experimentos de SEO que Irão Explodir sua Mente – Parte 1

16 Experimentos de SEO que Irão Explodir sua Mente – Parte 2

16 Experimentos de SEO que Irão Explodir sua Mente – Parte 3

Vamos aos últimos experimentos da nossa série:

13. Press Releases funcionam. Matt Cutts tomou nota disso

No final de 2014, o chefe de spam do Google falou publicamente sobre press releases e o seu valor no SEO.

“Nota: Eu não esperaria links de press releases para melhorar seus rankings” – disse Matt Cutts.

Em um movimento irônico (e brilhante), a empresa SEO Consult colocou a declaração de Cutts à prova criando um press release que linkava para o blog do próprio Matt Cutts….

Blog do Matt Cutts:

O texto âncora usado foi o termo “Sreppleasers”

Esse termo não está presente em nenhum lugar dentro do site de Cutts.

Então, quando você procura por “Sreppleasers” no Google, qual site aparece no topo?

Isso gerou muita discussão sobre o fato de press release ajudar a posicionar sites.

E a resposta definitiva sobre isso?

Eu vou deixar você decidir.

14. O primeiro link é o que importa. Comprovado.

Primeiro, deixe-me explicar isso.

Atenção! Esse experimento já tem alguns anos e algumas coisas mudaram de lá pra cá. No entanto, os resultados são tão interessantes que vale a pena ser compartilhado.

A teoria para esse experimento veio de um post feito por Rand Fishkin no qual se afirmava que o Google conta apenas o primeiro link para um site .

Logo após esse artigo publicado por Rand as alegações foram desmistificadas por David Eaves.

Com opiniões divididas no mundo do SEO, era preciso fazer testes.

Então, a SEO Scientist fez um experimento para resolver essa questão de uma vez por todas.

O Teste

A hipótese era…

Se um site é linkado duas vezes (ou mais) para a mesma página, apenas o primeiro link vai afetar o posicionamento.

Para conduzir o teste, a SEO Scientist configurou 2 sites (A e B)

O site A linkou o site B com dois links usando textos âncora diferentes.

Variação 1 do Teste

Os sites foram configurados, o Google indexou, então os rankings para o site B foram analisados para duas frases.

Resultado: O site B posicionou para a primeira frase e não para a segunda.

Aqui você pode ver com mais clareza:

Variação 2 do Teste

Após o primeiro teste, os links para o site B foram invertidos.

Uma vez que o Google indexou a mudança, os rankings foram analisados novamente.

Resultado: Site B desapareceu da SERP do Google para a segunda frase (que antes era a primeira) e apareceu para a nova primeira frase (que antes era a segunda).

Os rankings mudaram quando a ordem das frases mudou!

Variação 3 do Teste

Para analisar que isso não era um tipo de anomalia, uma terceira variação do teste foi feita revertendo os links para o estado original.

Uma vez que os sites foram reindexados pelo Google, os rankings para o site B foram analisados novamente.

Resultado: O site B reapareceu para a primeira fase original e desapareceu para a segunda frase original da variação 1:

O teste provou que o Google só conta o primeiro link.

Mas esse teste pode ser ainda mais interessante.

Em outro experimento, a SEO Scientist colocou o primeiro link como “nofollow” (ou seja, não passa relevância) e mesmo assim o segundo link não foi considerado.

A lição desse experimento é clara.

Se você está criando links, fique atento para dar prioridade ao primeiro link que vai apontar para a mesma página.

15. O Texto Âncora pode Influenciar no Título da Página

Otimizar os títulos das páginas é algo considerado importante para SEO.

Vários estudos já mostraram que o título é um forte fator de posicionamento.

Como normalmente o Google mostra os títulos das páginas em seus resultados de pesquisa, vale a pena investir tempo nisso.

Bem, mas se você não fizer isso?

Há alguns anos, a empresa Dejan SEO fez um teste para entender quais fatores o Google considera quando o título de um documento não existe.

Eles testaram vários fatores, incluindo nome do domínio, heading tags (tags de cabeçalho) e URLs. Tudo isso influenciava no título do documento que o o Google mostrava.

Mas em relação ao texto âncora? Ele tem influência sobre o título?

Em um vídeo, Matt Cutts sugeriu que poderia influenciar.

Mas, buscando alguma evidência real, Dan Petrovic fez um teste.

Esse experimento envolveu vários participantes linkando uma página com o texto âncora “banana”.

A página linkada se chamava “Documento Sem Título”.

Aqui está a página listada no Search Console de Dan:

Durante o teste, foram monitorados três consultas de pesquisa:

E aqui está o resultado:

O título do documento foi milagrosamente mostrado como “banana”.

O teste provou que o texto âncora pode influenciar o título do documento mostrado nos resultados de busca do Google.

Então você deveria mais perder tempo escrevendo títulos pensando em otimizar melhor seu site?

Eu não recomendo isso.

Como Brian Dean pontuou, o título da sua página pode não ser tão importante como costumava ser, mas ainda conta.

16. SEO Negativo: Como Você Pode (Mas Não Deve) Prejudicar seus Concorrentes

Não há dúvidas, SEO negativo é completamente possível de ser feito.

Em 2003 o Google mudou sua posição sobre nenhum concorrente poder prejudicar outro site:

E disseram que praticamente não havia nada que eles não pudessem fazer:

No que diz respeito ao Google, uma pequena mudança significa muito!

Então uma questão surgiu…

Com que facilidade uma pessoa pode prejudicar o posicionamento de um site?

A Tasty Placement fez um experimento para responder isso.

Os Testes com SEO Negativo

Em uma tentativa de prejudicar os rankings de um determinado site, a Tasty Placement comprou uma grande quantidade de links spam e apontou todos eles para o site Pool-Cleaning-Houston.com.

O site estava relativamente estabilizado e estava posicionado para várias palavras-chave, como “pool cleaning houston” (limpeza de piscina em houston) e outros termos similares.

Um total de 52 palavras que estava posicionadas foram analisadas durante esse experimento.

Os Links Spam

Eles compraram uma variedade de links de baixa qualidade e a um custo bem baixo:

45.000 links de comentários. Texto âncora “pool cleaning houston.” Custo: $ 15

7.000 links em perfis de fóruns. Texto âncora “pool cleaning houston.” Custo: $ 5

Links na barra lateral de quatro blogs de baixíssima qualidade. Algo em torno de 4.000 links. Texto âncora “pool cleaning houston.” Custo: $ 20

Custo total? 40 dólares.

Ao longo de 2 semanas os links foram apontados para o site Pool-Cleaning-Houston.com.

Primeiro foram os links de comentários, então os perfis em fóruns e finalmente os links de sidebar.

Aqui está o que aconteceu com o posicionamento do site para a palavra “pool cleaning houston”.

Os links de comentários parecem não ter causado efeito algum.

7 dias depois dos links de fóruns serem inseridos, o site caiu da posição 2 para a posição 3.

Depois de 7 dias os links da sidebar foram adicionados.

O resultado…

Boom!

Quase instantaneamente o site caiu várias posições.

Em relação à palavra-chave analisada, ocorreu uma queda vertiginosa.

Isso significa que é completamente fácil e barato destruir as posições conquistadas de um site concorrente.

Se você gostou da ideia e está pensando em fazer isso, eu devo recomendar que não faça de forma alguma, pois é extremamente antiético.

Embora o experimento da Tasty Placement tenha deixado algumas dúvidas no ar como o real motivo da queda, (repetição exagerada de texto âncora ou links de má qualidade?) ficou claro que SEO negativo é real.

Conclusão

Esses 16 experimentos renderam vários resultados inesperados para muitas pessoas.

Alguns testes até quebraram mitos que eram tidos como verdade em SEO.

Isso serve para provar que para entendermos a essência do SEO e dos algoritmos de busca é essencial que façamos testes.

Apenas através de testes nós podemos ter certeza que determinadas estratégias de SEO realmente dão resultado.

Agora nos conte, qual experimento deixou você mais surpreso?

Aguardo sua resposta nos comentários.

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