LSI Keywords – Simples, mas poderosas

Você já ouviu falar em LSI keywords? Se você não trabalha com SEO provavelmente você nunca tenha visto esse nome, mas esse é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença na hora de otimizar um site e conseguir excelentes resultados no posicionamento.

Acompanhe o artigo completo que fiz explicando o que é LSI e como isso pode ser crucial para o sucesso ou fracasso do seu conteúdo.

O que são LSI Keywords?

Pra começar eu poderia chamar palavras-chave LSI, mas convenhamos que fica horroroso, concorda? Então vamos continuar com o nome LSI Keywords.

Na tradução livre, seria algo como palavras-chave semânticas (Latent Semantic Indexing). São palavras relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo. O Google usa essa proximidade semântica para entender do que se trata o conteúdo e não trazer resultados errados para o usuário.

É através desse fator que o Google entende o significa do que está escrito no texto. Esse ponto é determinante para o seu conteúdo aparecer bem posicionado ou não.

Nos primórdios do Google e de outros mecanismos de busca, o algoritmo apenas buscava palavras-chave, sem levar em conta a semântica e o contexto em que estavam inseridas. Dessa forma os resultados não eram tão precisos.

O algoritmo foi aperfeiçoado e acabou com spam de palavras-chave (ou pelo menos tentou acabar). Antes, se você colocasse a palavra-chave que desejava posicionar várias e várias vezes dentro de um conteúdo, com uma repetição exagerada mesmo, você conseguia excelentes posições no Google.

Mas o Google acabou com essa brincadeira…

É através da semântica que os buscadores identificam se você está tentando falar da ‘manga’ fruta ou da ‘manga’ de uma blusa. O algoritmo varre todo o texto e consegue ver palavras relacionadas à fruta ou ao vestuário para trazer resultados precisos para o usuário.

Entendido até aqui? Então vamos ver isso na prática.

LSI Keywords na prática

Você parou pra pensar como o Google adivinha a sua intenção de busca quando você procura algo mais genérico?

Por exemplo, se você pesquisar por ‘canto’ no Google, o buscador pode te dar resultados sobre ‘cantar’ ou sobre ‘canto da sala’.

Quando a busca é muito genérica, o buscador não consegue identificar o que você está buscando e vai mostrar resultados que as pessoas mais buscam para tentar te entregar o resultado correto.

Agora se você fizer uma busca mais refinada, como ‘aula de canto’, o Google vai conseguir entender que você está falando de cantar e não de um lugar da sala.

Quanto mais específica for sua busca, mais assertivo vai ser o resultado do Google. Por isso eu sempre falo para focar em palavras de cauda longa. Olha a dica aí, galera!

Como encontrar LSI keywords?

Existem várias ferramentas que você pode usar para encontrar palavras-chave de proximidade semântica. O próprio planejador de palavras-chave do Google pode ajudar:

Os primeiros resultados que o Google dá são por relevância, isso significa que são resultados intimamente relacionados à sua palavra-chave principal.

Outra forma de encontrar palavras LSI é através das sugestões do Google:

Bem simples. As pessoas que complicam 🙂

Um método mais “profissa” de encontrar palavras-chave LSI é usando a ferramenta LSI Graph. Ela é online e gratuita, então é só acessar e mandar bala!

Agora que você tem 3 formas de encontrar as LSI keywords, vamos entender como implementá-las no conteúdo.

Como usar as LSI Keywords?

A melhor forma de explicar isso é com um exemplo.

Digamos que você vai escrever sobre a cor laranja e o título fosse “Laranja, a tendência desse verão”. Como você pode perceber, o título está bem genérico e pode remeter à fruta laranja, já que é uma fruta bem consumida no verão. Mas estamos querendo ser encontrados para a cor laranja, correto?

Nesse caso você precisa inserir palavras referentes à cor laranja, moda e vestuário. Palavras como roupa, tendência, moda, modelo, look são bem-vindas para mostrar ao Google do que se trata o conteúdo em questão.

Evite a repetição exagerada de palavras-chave. Isso além de não funcionar para SEO, ainda atrapalha a leitura do visitante.

Onde colocar as LSI Keywords?

Não existe um padrão, o objetivo é ser o mais natural possível. A ideia é espalhar essas palavras por todo o conteúdo.

Muitas pessoas (muitas mesmo) não levam isso em consideração e acabam errando a mão no mais básico do SEO. Como coloquei no título, é algo simples, mas que faz toda a diferença na hora de posicionar um conteúdo.

Deixe o seu comentário. Vamos conversar!

Sair da versão mobile