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LSI Keywords – Simples, mas poderosas

Você já ouviu falar em LSI keywords? Se você não trabalha com SEO provavelmente você nunca tenha visto esse nome, mas esse é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença na hora de otimizar um site e conseguir excelentes resultados no posicionamento.

Acompanhe o artigo completo que fiz explicando o que é LSI e como isso pode ser crucial para o sucesso ou fracasso do seu conteúdo.

O que são LSI Keywords?

Pra começar eu poderia chamar palavras-chave LSI, mas convenhamos que fica horroroso, concorda? Então vamos continuar com o nome LSI Keywords.

Na tradução livre, seria algo como palavras-chave semânticas (Latent Semantic Indexing). São palavras relacionadas à palavra-chave principal do conteúdo. O Google usa essa proximidade semântica para entender do que se trata o conteúdo e não trazer resultados errados para o usuário.

É através desse fator que o Google entende o significa do que está escrito no texto. Esse ponto é determinante para o seu conteúdo aparecer bem posicionado ou não.

Nos primórdios do Google e de outros mecanismos de busca, o algoritmo apenas buscava palavras-chave, sem levar em conta a semântica e o contexto em que estavam inseridas. Dessa forma os resultados não eram tão precisos.

O algoritmo foi aperfeiçoado e acabou com spam de palavras-chave (ou pelo menos tentou acabar). Antes, se você colocasse a palavra-chave que desejava posicionar várias e várias vezes dentro de um conteúdo, com uma repetição exagerada mesmo, você conseguia excelentes posições no Google.

Mas o Google acabou com essa brincadeira…

É através da semântica que os buscadores identificam se você está tentando falar da ‘manga’ fruta ou da ‘manga’ de uma blusa. O algoritmo varre todo o texto e consegue ver palavras relacionadas à fruta ou ao vestuário para trazer resultados precisos para o usuário.

Entendido até aqui? Então vamos ver isso na prática.

LSI Keywords na prática

Você parou pra pensar como o Google adivinha a sua intenção de busca quando você procura algo mais genérico?

Por exemplo, se você pesquisar por ‘canto’ no Google, o buscador pode te dar resultados sobre ‘cantar’ ou sobre ‘canto da sala’.

lsi keywords palavras chave

Quando a busca é muito genérica, o buscador não consegue identificar o que você está buscando e vai mostrar resultados que as pessoas mais buscam para tentar te entregar o resultado correto.

Agora se você fizer uma busca mais refinada, como ‘aula de canto’, o Google vai conseguir entender que você está falando de cantar e não de um lugar da sala.

Quanto mais específica for sua busca, mais assertivo vai ser o resultado do Google. Por isso eu sempre falo para focar em palavras de cauda longa. Olha a dica aí, galera!

Como encontrar LSI keywords?

Existem várias ferramentas que você pode usar para encontrar palavras-chave de proximidade semântica. O próprio planejador de palavras-chave do Google pode ajudar:

exemplo de palavras chave lsi planejador google

Os primeiros resultados que o Google dá são por relevância, isso significa que são resultados intimamente relacionados à sua palavra-chave principal.

Outra forma de encontrar palavras LSI é através das sugestões do Google:

exemplo lsi keywords aula de canto

Bem simples. As pessoas que complicam 🙂

Um método mais “profissa” de encontrar palavras-chave LSI é usando a ferramenta LSI Graph. Ela é online e gratuita, então é só acessar e mandar bala!

lsi graph palavras

Agora que você tem 3 formas de encontrar as LSI keywords, vamos entender como implementá-las no conteúdo.

Como usar as LSI Keywords?

A melhor forma de explicar isso é com um exemplo.

Digamos que você vai escrever sobre a cor laranja e o título fosse “Laranja, a tendência desse verão”. Como você pode perceber, o título está bem genérico e pode remeter à fruta laranja, já que é uma fruta bem consumida no verão. Mas estamos querendo ser encontrados para a cor laranja, correto?

Nesse caso você precisa inserir palavras referentes à cor laranja, moda e vestuário. Palavras como roupa, tendência, moda, modelo, look são bem-vindas para mostrar ao Google do que se trata o conteúdo em questão.

Evite a repetição exagerada de palavras-chave. Isso além de não funcionar para SEO, ainda atrapalha a leitura do visitante.

Onde colocar as LSI Keywords?

Não existe um padrão, o objetivo é ser o mais natural possível. A ideia é espalhar essas palavras por todo o conteúdo.

  • Título
  • Descrição
  • URL
  • Texto âncora
  • Imagens
  • Primeiro parágrafo
  • Meio do texto
  • Último parágrafo

Muitas pessoas (muitas mesmo) não levam isso em consideração e acabam errando a mão no mais básico do SEO. Como coloquei no título, é algo simples, mas que faz toda a diferença na hora de posicionar um conteúdo.

Deixe o seu comentário. Vamos conversar!

Vicente Sampaio

Empreendedor digital metido a engraçado.

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14 comentários em “LSI Keywords – Simples, mas poderosas

  1. Muito show Vicente, faz todo sentido o que você discorreu nesse artigo, LSI, nunca tinha ouvido falar sobre esse termo ou sigla. Gostei muito (gosto) de suas dicas, simples, porém essenciais.

    abraços…

  2. Como sempre uma dica espetacular, de outra forma de colocar, pois no curso você já fala quando for fazer o conteúdo do site ou artigo…
    Um abraço e Parabéns..

    Atenciosamente

    Marcos Penny

  3. Dica sensacional Vicente! Tenho acompanhado seus conteúdos. Me tornei aluno do Atirador de Elite nesta semana: curso FBB – Fantástico, Bonito e Barato! E agora to revendo a maioria de suas postagens. Sim, é possível ter acesso a conteúdos muito relevantes sobre marketing digital sem investir grana estratosférica. Parabéns pelo modelo de negócios! Abs.

  4. Vicente, Qual seria a diferença maior entre as Palavras de Cauda Longa e as LSI?
    Pois as buscas para achar LSI e Cauda longa é a mesma forma não é? Pelo Google Sugestions por exemplo..

    Ou as LSI são palavras para usar pelo texto alem da palavra chave de cauda longa escolhida?

    Valeu

    1. Oi, Gustavo. As LSI são palavras relacionadas dentro de uma página. Se serão cauda longa ou não é outra história 🙂

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