Por que seu site não consegue aparecer no Google?

Eu preciso revelar uma coisa. Algo que talvez gere um mal estar na comunidade de SEO e até de Marketing Digital em geral e que vai mexer com a sua cabeça.

Você vai entender porque parece ser uma tarefa quase impossível aparecer no Google e como outras pessoas parecem fazer isso com tanta facilidade.

Atualmente, um dos assuntos mais falados no mundo online tem sido o inbound marketing. A definição do termo é:

A ação se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu público de forma direta criando um relacionamento que pode ser duradouro.

Expondo com mais clareza, Inbound Marketing é qualquer forma de marketing que visa ganhar o interesse das pessoas. Diferente da forma tradicional de marketing, o Outbound Marketing, que oferece diretamente produtos ou serviços aos clientes.

Fonte: http://marketingdeconteudo.com/o-que-e-inbound-marketing/

Um dos pilares do inbound marketing é o conteúdo.

Conteúdo é REI, já ouviu falar disso?

Ok, para você fazer vendas na internet você precisa basicamente de três coisas: atrair pessoas, engajar/interagir com elas e fazer uma oferta. Nesse artigo vamos focar no primeiro item, o “atrair pessoas”.

Para você vender algo no seu site ou blog, você precisa de pessoas navegando nele, concorda? É aí que a história começa e já começa complicada.

Você pode atrair as pessoas para o seu negócio online de 2 formas:

  1. Pagando anúncios, como os conhecidos Facebook Ads e Google AdWords ou qualquer outra plataforma de publicidade. Dessa forma, você paga por cada pessoa que acessa o seu site. Essa é uma excelente forma de gerar tráfego para o seu site, mas nem todo mundo está disposto a investir nesse tipo de publicidade ou simplesmente não tem condições para isso.
  2. Através da busca orgânica, sendo encontrado nos buscadores. Resumidamente, a pessoa digita algo relacionado ao seu negócio e encontra seu site no Google, por exemplo. Dessa forma você consegue visitantes acessando o seu site sem precisar pagar uma plataforma de publicidade.

Como minha especialidade é a segunda opção e como este blog trata especialmente desse assunto, vamos falar abertamente porque você não está conseguindo fazer que seu site apareça no Google.

Antes que você pense que a culpa é sua, eu te aviso, muitas vezes não é. Você vai entender por quê.

Como o mercado de marketing digital está atualmente

Uma das coisas que atrai milhares de pessoas por dia no Brasil e no mundo é o marketing de afiliados. Esse marketing se baseia em você vender produtos de terceiros e ganhar uma comissão por isso. É como um revendedor da Avon, mas você pode fazer tudo de casa, sem precisar sair da sua cadeira e sem precisar de nenhum produto passando pelas suas mãos.

Esse mercado é poderoso e gera milhões de reais por ano.

Ok, Vicente. Mas qual o problema? Até agora não vi nada de errado.

Bem, vamos a alguns pontos importantes.

Se você fizer uma busca no Google sobre algo relacionado a qualquer nicho que venda produtos online, você vai se deparar com algum site ou blog de afiliado. Nenhum problema aí, e não é bem disso que eu quero falar.

Acontece que a maioria desses blogs de afiliado pouco se importam com a “qualidade do conteúdo” que falamos no início do artigo. Pra você ficar de queixo caído, eu devo te dizer que existem profissionais de outros países fazendo conteúdos em português e tomando o “nosso” mercado.

É, meu amigo. Se você não está conseguindo fazer seu site aparecer no Google, pode ser algum gringo e seu site traduzido em português.

Ok, ok! Eu não estou criticando nenhum profissional internacional por estar fazendo isso. Ele não está prejudicando ninguém e está trabalhando em cima de uma oportunidade que ele encontrou, beleza?!

O que eu quero que você entenda é somente um ponto:

Conteúdo é realmente rei?

Antes que você me apedreje afirmando que conteúdo de qualidade é necessário, eu também concordo com isso. Somos amigos, ok?!

O problema é que eu recebo dezenas de mensagens por semana (sem exagero) de pessoas que estão desestimuladas a continuar trabalhando com marketing digital porque não conseguem fazer seu sites aparecerem bem nas buscas do Google e consequentemente não conseguem ganhar dinheiro por meio da internet.

Vamos aos fatos

Uma das coisas que fazem parte do meu trabalho e que eu gosto muito de fazer é analisar sites. Aliás esse é um excelente exercício para você descobrir o que os top sites estão fazendo para aparecer nas buscas.

Estava pesquisando sobre o nicho de emagrecimento e encontrei esse site na busca por “como perder peso”:

exemplo-busca-seo

Veja esse site que está na primeira posição. Aparentemente vamos encontrar muito conteúdo de qualidade nele, não é verdade?!

Vamos dar uma olhada por dentro:

site-exemplo-emagrecimento

A primeira coisa que vemos quando acessamos o site são anúncios.

É essa experiência “nível Google de qualidade” que o usuário quer receber? Eu acredito que essa não é uma experiência muito agradável, mas tudo bem. Vamos seguir para o conteúdo.

exemplo-site-emagrecimento

O conteúdo em si não é aprofundado. É um conteúdo facilmente encontrado em milhões de sites por aí afora. Mas repare que dentro dessa pequena amostra de texto, temos 3 links, sendo 2 deles levando para páginas de vendas de produtos e métodos de emagrecimento.

Veja bem, meu objetivo não é atacar ninguém. Eu quero mostrar que estar posicionando no topo do Google não necessariamente tem a ver com conteúdo de qualidade. Isso acontece com milhões de sites e blogs em milhares de nichos diferentes.

Está gostando do conteúdo? Você também pode se interessar pelo artigo Como Ganhar Dinheiro Online.

A parte triste da história

Você já passou por isso? Criou um site, investiu horas escrevendo conteúdo de qualidade, até aprendeu um pouco de SEO para melhorar o posicionamento do seu site, mas não conseguiu de jeito nenhum aparecer nas buscas e o o seu site parece mais uma cidade fantasma, sem ninguém para deixar um único comentário.

cidade_fantasma_site

Eu recebo diversas mensagens de pessoas que fizeram cursos sobre como posicionar o site no Google, aprenderam várias coisas, colocaram em prática, mas o resultado foi ZERO.

E eu não as culpo.

As vezes o Google parece ser injusto. E essa é a parte triste da história.

A verdade é que eu fiquei exausto de fazer conteúdo de qualidade, estruturar sites, compartilhar conteúdo em redes sociais, melhorar tempo de carregamento, oferecer uma experiência de qualidade para o usuário e não ser “reconhecido” por isso.

O que eu via eram sites sem conteúdo algum passando na minha frente.

Ou seja, fazer conteúdo de qualidade e aplicar o “bom SEO” não funcionava. Eu estava perdendo tempo, recursos e paciência.

A verdade por trás de grandes sites

Foi então que eu resolvi entender o que esses sites bem posicionado estavam fazendo. Ainda no exemplo do emagrecimento citado anteriormente, veja esse gráfico de links:

grafico-links-site

Repare que este site possui uma quantidade de 1.496 links apontando para ele. E é nesse ponto que eu queria chegar.

O Google sempre falou em entregar a melhor experiência para o usuário, mas o que vemos em diversos mercados é que isso nem sempre é realidade. O algoritmo do Google ainda utiliza métricas como links para identificar a qualidade e autoridade de um site.

Quanto mais links, melhor. Ou quase isso. Eu diria que o mais correto a se dizer hoje dia seria, quanto mais links relevantes, melhor.

Provavelmente, esse site do exemplo acima possui muito mais que 1.496 links apontando para ele, pois cada ferramenta consegue uma amostragem diferente e alguns links podem ter sido “escondidos”. Mas esse não é o caso.

O que poucos conhecem

Os sites bem posicionados praticamente conseguem “controlar as buscas” com estruturas massivas links. São estruturas poderosas e valiosas e que estão funcionando nesse exato momento, bem embaixo do nosso nariz.

Eu espero que você entenda que existe algo muito maior do que a ponta do iceberg que conseguimos visualizar.

ponta-iceberg

Enquanto você está se matando escrevendo conteúdos grandes, densos e de alta qualidade para o seu blog, outras pessoas estão investindo pesado em criar redes de links para seu sites.

Mas aí você deve estar se pergunta: “Mas tio Vi, isso não é errado? Isso não é conhecido como Black Hat e o Google penaliza esse tipo de site?”

O Google penaliza sim. Isso é uma verdade, mas precisamos ser francos e enxergar que milhares de sites estão posicionados no topo das buscas, gerando milhares de visitas e ganhando milhares de reais.

Você quer ter um site bem posicionado no Google? Você precisa de links.

A luz no fim do túnel

Ter autoridade.

Ter conteúdo de qualidade.

Ter um site otimizado e bem estruturado.

Tudo isso importa e eu concordo 100%. Mas a verdade é que apenas isso não vai te levar para o topo das buscas. Você precisa de indicações de outros sites, ou seja, de links.

Mas você pode ser perguntar “Como eu consigo esses links?”. E eu respondo “Existem várias formas”.

O que acontece é que os links da maioria desses sites bem posicionados não são naturais. O que isso significa? Significa que eles criaram os próprios links ao invés de receberem naturalmente por livre e espontânea vontade de outros sites.

Para ter resultados através do tráfego orgânico eu devo salientar que você vai precisar de um site bem otimizado e links. Claro que você precisa de conteúdo de qualidade, pois é isso que gera vendas, mas o que estamos falando aqui é de aparecer e ser visto.

Se ninguém vê o seu conteúdo, do que adianta ter conteúdo de qualidade? 

A verdade é que você precisa de visitas e para tê-las sem pagar por anúncios, você precisa ter um site forte, com uma excelente estrutura e com bons links.

O problema é que, para a maioria das pessoas, isso é um bicho de 7 cabeças. Conseguir bons links para o seu site é aparentemente uma das tarefas mais difíceis. Mas não é bem assim.

Existe uma forma de criar sua própria rede de links. De você ter uma poderosa estrutura de links que farão seu site subir e alcançar o topo do Google. Uma estrutura onde você pode adicionar e excluir links na hora que quiser, de acordo com suas preferências.

Clique aqui para aprender a criar uma estrutura de links para o seu site.

Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou desse assunto. Eu realmente estou interessado em saber a sua opinião. Se possível, compartilhe nas suas redes sociais e vamos fazer esse artigo rodar o Brasil, combinado?! 🙂

About the Author
Empreendedor digital metido a engraçado.

15 comments on “Por que seu site não consegue aparecer no Google?

  1. Wilker Costa disse:

    Bela reflexão acerca dos backlinks Vicente. Realmente já foi provado que conteúdo de qualidade sem backlinks não funciona.

    Parabéns pelo material.

    Abraço.

  2. Ótimo artigo!
    A verdade é que os links de referência continuam tendo um peso enorme no posicionamento de domínios na SERP.
    Conteúdo de qualidade ajuda a converter.
    Considero que devemos unir uma coisa a outra pra obter resultados concretos.
    Sempre acompanhando este blog de excelente qualidade.

  3. Emerson disse:

    Conteúdo de excelente qualidade e acima de tudo, esclarecedor! Muitas vezes nos deixamos “levar” pelo que o google diz e acabamos dando foco na teoria errada. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos Vicente.

  4. Felipe Glauber disse:

    Fantastico e sincero! Adorei o conteudo. Parabéns, Vicente

  5. Lucas Marques disse:

    Muito bom artigo, estou esperando por mais.

  6. sem comentário. magnifico, o seu artigo. muito esclarecedor. adorei. aguardo
    outros.

  7. Raquel disse:

    Pois esse artigo veio em bom momento… muito esclarecedor. Grata

  8. Edson disse:

    Parabéns pelo conteúdo Vicente
    cada dia aprendo mais… com você e vejo
    que senão fosse sua sinceridade eu estaria até hoje tentando algo impossível KKKK

  9. Tenho um blog de turismo. Como seria essa estratégia para um blog de turismo. O que preciso fazer?

    1. Vicente Sampaio disse:

      Oi, Marlyana. Acessar o meu curso gratuito de SEO que vai te ajudar https://www.vicentesampaio.com.br/curso-seo-gratis/

  10. Edson Madeira disse:

    Excelente post… iniciei a poucos meses com blog, e até fiz seu mini-curso os “4 Passos para Posicionar seu Site no Google”, simples e objetivo, dkireto ao assunto, ficou claro e tenho acompanhado os posts, e muitas inicitivas que coloquei em práticas, vem surtindo efeito, em breve quero fazer seu curso mais aprofundado, mas só este post, ja me deu uma visão ampla.
    E realmente faço desse grupo de afiliados de infoprodutos, e muitos blogs é o mesmo assunto o que se torna cansativo e desestimulante isso, e com muitas dicas da sua parte, o conteúdo é importante, mas a estratégia tem que ser eficiente.

    Vamo que vamo

    1. Vicente Sampaio disse:

      Obrigado, Edson. Bora pra cima!

  11. Legal o artigo e esse site que usou como exemplo, ele está bem posicionado para diversas palavras chaves, não sei de quem é mas parabéns para ele, os sites que linkan para ele tem o mesmo formato… e com PA e DA bem alto

  12. Moisés disse:

    Ótimo texto, coeso, simples e eficaz. O conteúdo escrito por você é muito bem explanado!

  13. Muito bom conteúdo. Sempre tirando varias duvidas. Show de bola!

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